Lojista conta como prepara sua loja para o Dia dos Pais

Confira case de sucesso para colocar em prática na sua loja

O Dia dos Pais traz um impacto considerável para o varejo no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2018 a data movimentou aproximadamente R$ 14 bilhões no país, com cerca de 93 milhões de pessoas fazendo compras no período.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que, no ano passado, apenas 28% dos consumidores não fizeram compras no período. A justificativa principal foi o falecimento do pai.

Nos demais casos, todo mundo optou por comprar ao menos uma lembrancinha para a data. Os filhos mais generosos, por sua vez, capricharam no presente e contribuíram para o movimento financeiro no varejo.

O valor desembolsado com o total de presentes no ano anterior estava estimado em aproximadamente R$ 150. A quantia considera tudo o que o filho pretende comprar, pois muitos optam por presentear o pai com dois itens.

Os números que representam a movimentação do varejo nesta época do ano demonstram bem a importância dessa data para os lojistas.

Você sabe como se preparar para essa data? Separamos para você uma história de sucesso da proprietária da Idea Box, Alessandra Rinaldi Valadares. Confira:

Como preparar a loja: uma história de sucesso

A proprietária da Idea Box e parceira da Kathavento, Alessandra Rinaldi Valadares, conta que sempre prepara tudo com antecedência, desde a compra de produtos, até o controle de estoque.

“Procuro sempre optar por produtos novos, que despertem a curiosidade do consumidor masculino. Acompanhar as principais tendências é muito importante. No meu caso, já penso em garantir um estoque com esse tema para o resto do ano também, visto que é uma temática com demanda em todos os meses, mas que os fornecedores não disponibilizam fora da data comemorativa”, diz.

Para Alessandra, a maioria dos fornecedores disponibilizam os produtos logo após o Dia dos Namorados. Em seguida, ela já faz a pesquisa dos lançamentos e cotação dos produtos, levantando os que possuem o melhor custo benefício e condições de pagamento.

A montagem da loja e da vitrine é feita sempre com um mês de antecedência. A divulgação nas redes sociais começa com 15 dias de antecedência na Idea Box e é essencial para as vendas.

Para deixar a loja bem atrativa aos clientes, a proprietária usa um material de merchandising adequado e que chame bastante a atenção, focando especificamente nessa data. Além disso, Alessandra capricha na composição das linhas e cores para que tenha maior impacto visual.

Principais produtos

Na Idea Box, diversos produtos fazem sucesso: copos de cerveja e chopp (de vidro ou congeláveis), kits de churrasco, porta latinhas, baldes de alumínio e congeláveis, abridores de vinho e cerveja, kits de vinho, mini adegas, canecas e copos térmicos, garrafas térmicas, marmitas, lancheiras térmicas, nécessaires e kits pra viagem (almofadas de pescoço, porta passaportes, diário de bordo), lixeiras pra carro e porta documentos, kits de shot, jogos divertidos, garrafas de água, coqueteleiras e shakeiras.

Como planejar o estoque

Existem diversas estratégias para planejar o estoque para a data. Alessandra conta que pode ocorrer algum erro no planejamento de vendas e a compra ser de um estoque maior do que o necessário, mas o problema não é considerado grave, frente à possibilidade de vender os itens ao longo do ano.

“O que acho que não pode faltar, é opção de produtos para o cliente, principalmente na véspera, data em que a demanda é maior. Prefiro errar comprando mais, do que ficar com estoque baixo e deixar de vender. Além do que, o cliente não voltará em outras datas, caso isso aconteça. Cliente gosta de ficar na dúvida do que comprar, gosta de ter que escolher entre várias opções”, ressalta Alessandra.

Na visão da proprietária da Idea Box, acertar na quantidade de produtos no estoque é um segredo difícil de decifrar. Isso porque o lojista trabalha em cima de previsões, projeções, histórico de vendas e muito planejamento.

“Não temos como mensurar e acertar sempre. O que pode ser feito é um controle de estoque, e se for identificado um produto que não tenha tido muita saída durante o mês, colocar com desconto nos últimos dias, para que o mesmo tenha um giro maior. Utilizo muito as redes sociais também, o Instagram principalmente para vender e divulgar todos os produtos e tenho um excelente retorno”, diz Alessandra, dando dicas aos demais lojistas.

Em alguns casos, o lojista pode ter um sucesso acima do esperado e o produto sair muito rápido da prateleira. Isso já aconteceu com Alessandra e a dica que ela dá é estar sempre preparado para situações como estas.

“Nesse caso, recorri aos fornecedores mais ágeis na entrega. Já cheguei a buscar pessoalmente em uma fábrica de Curitiba, mas tem fornecedor que consegue separar e entregar em 48 horas, aí corro atrás deles e faço a reposição caso tenham boas condições, o que geralmente acontece nessas datas, pois entra muita coisa em promoção”, conta.

Na visão da lojista, não existe uma fórmula para o sucesso. É preciso muito trabalho, foco e determinação, além de sair da zona de conforto e inovar sempre.

Confira a principal dica de Alessandra para o sucesso de sua loja em qualquer época do ano:

“Cada loja tem que criar a sua identidade, saber o perfil de seus clientes, ter produtos de qualidade, vitrine e disposição interna impecáveis, além de uma boa equipe de colaboradores para prestar o melhor atendimento possível aos clientes.

É preciso lembrar que a divulgação dos produtos pelas redes sociais é essencial e o meio mais efetivo de atingir o consumidor do nosso segmento hoje. Ressaltando que não compro seguidores, porque prefiro focar exclusivamente no meu público para que eu tenha um retorno efetivo de pessoas que realmente gostam e curtem a nossa loja. Direciono os impulsionamentos para a minha região, na maioria das vezes.

Degrau a degrau, desafio a desafio… O esforço compensará e a vitória será certa!”

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