Black Friday para lojas online: como a tecnologia pode ser aliada para atrair clientes

Saiba quais estratégias podem ser adotadas na segunda data mais importante do comércio brasileiro

Os descontos e promoções são os principais pontos que definem o Black Friday, com a aproximação da data muitos dos consumidores já estão guardando dinheiro para aproveitar oportunidades. Por sua vez, as lojas também estão traçando planos para bater o recorde de vendas do ano anterior e a concorrência fica acirrada.

De acordo com o levantamento da GFK (Growth from Knowledge), o faturamento para esse ano deve ser de R$ 13,5 bilhões. Desta forma, é preciso estar de olho nas ações que precisam ser feitas, para que o resultado das vendas seja positivo.

A data já atinge cerca de 96% dos e-commerces brasileiros, resultando em um aumento significativo nas vendas do varejo, segundo pesquisa da BigData Corp. Pensando em você, lojista, separamos algumas dicas para te ajudar a saber como a sua loja online pode vender mais durante o Black Friday.

Descontos e promoções que chamam atenção

O mais importante durante a Black Friday é que você ofereça descontos que realmente possam valer a pena para o consumidor. Não adianta vender produtos pela “metade do dobro” e achar que isso vai atrair clientes.

Isso porque muitos vão pesquisar o preço real na internet, ver que você está fazendo uma propaganda enganosa e, pior, nunca mais vão voltar em seu site, podendo inclusive falar para os amigos sobre o acontecimento. Portanto, é importante que você não corra riscos e ofereça boas promoções.

Uma boa dica é reduzir consideravelmente o preço de poucos produtos que você sabe que vão chamar a atenção. Desta forma, a pessoa pode comprar esse item por um valor muito abaixo da média e, de quebra, levar outros produtos.

Outro cuidado que deve ser tomado nesta época do ano é com promoções que te façam perder dinheiro, vendendo produtos abaixo do preço de custo, por exemplo. Neste caso, não adianta arrecadar R$ 1 milhão em vendas, por exemplo, se o seu investimento foi de R$ 2 milhões em estoque.

Dê um upgrade em seu site

Em um período de muitas promoções, é possível que o seu site receba mais visitas do que os dias normais. Portanto, é hora de fazer uma revisão, tanto para verificar se o servidor comporta tantos acessos simultâneos quanto ter certeza de que está tudo certo com o conteúdo.

Faça uma revisão em tudo o que está escrito e elimine erros que possam comprometer a credibilidade de sua loja. Preocupe-se também com o design e a disposição dos itens que estão à venda. Tenha certeza de que o conteúdo não está poluído.

A revisão de todo o conteúdo é importante porque a sua vitrine é justamente a página principal do seu site. Enquanto as lojas físicas estão decorando todo o interior, é o momento de você deixar tudo perfeito no ambiente online!

Utilize estratégias de marketing

Muito antes da chegada da Black Friday, as estratégias de marketing devem começar a ser elaboradas e executadas. Entre elas estão o envio de e-mails, teasers em redes sociais, vídeos no YouTube, textos em seu blog e mencionar o dia de descontos em seus stories no Instagram.

Contudo, é importante que você não divulgue o preço e deixe para o dia da Black Friday para revelar. Você pode, inclusive, colocar um cronômetro em contagem regressiva em seu site e atrair as pessoas para os valores promocionais.

Ofereça vários meios de pagamento

Deixe claro para os clientes que você está oferecendo os descontos para pagamento em dinheiro, no cartão e por meio de outros métodos que possam ser viáveis para ambas as partes. Muitos buscam comodidade junto a preço baixo.

Invista em um upsell

Quando o cliente estiver com os itens que for comprar no carrinho virtual, crie um mecanismo que faça seu site oferecer outros produtos relacionados. Por exemplo, se o consumidor está levando um batom pela metade do preço, ofereça lápis de olho e rímel com 10% de desconto, exclusivo para aquela compra.

Desta forma, o cliente vai pensar duas vezes antes de recusar mais uma promoção, que não vai ser válida se ele voltar apenas para comprar aquele produto. Assim, você aumenta as chances de o cliente optar por levar o item o naquele momento.

Gatilhos que vendem

Para seguir todas as dicas e preparar tudo para que a Black Friday seja um sucesso, é preciso ter em mente os gatilhos mentais que vendem. Desta forma, todas as suas ações promocionais têm mais chances de serem eficazes e persuasivas.

Confira abaixo os principais gatilhos que vendem:

Autoridade

Mostre a relevância de sua loja para o cliente. Diga quantos clientes foram atendidos com sucesso, há quanto tempo você está no mercado, quantas pessoas avaliam sua loja online positivamente, entre outros números. Contudo, esse gatilho só é eficaz se os números forem altos, com o objetivo de surpreender o cliente.

Curiosidade

Deixar o cliente curioso o obriga a fazer alguma ação para descobrir o que vai acontecer depois. Você pode usar isso no seu site, nas redes sociais e em outras plataformas. Fazer segredo é uma forma de valorizar o que você pretende divulgar e ter mais pessoas com a atenção voltada para essa informação.

Afinidade

Conheça seu público por meio de pesquisas e análise de perfil. Em seguida, ofereça produtos e fale sobre assuntos que você sabe que vai gerar interesse na maioria das pessoas. Exemplo disso é oferecer itens relacionados ao período escolar, se você sabe que grande parte de seu público é adolescente.

Escassez

Se você está vendendo as últimas unidades, significa que a pessoa não vai poder voltar mais tarde, porque pode ser que tenha acabado. Esse gatilho gera muita insegurança no cliente, que não consegue admitir perder aquela oferta. Desta forma, você o induz a comprar no mesmo instante.

Contudo, tome cuidado ao usar esse truque. Deixar as palavras “últimas unidades” durante todo o dia ou colocar o anúncio logo no início das vendas é um tiro no pé e os internautas logo vão notar que é uma farsa.

Aproveite bem todas essas dicas e boas vendas!

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