Tecnologia a seu favor: conheça as principais tendências do varejo para 2020

A NRF 2020, maior feira global do varejo, foi realizada em Nova York no começo deste ano e trouxe as principais tendências tecnológicas do ano para o setor. Análise de dados para otimização dos negócios e automatização de processos são grandes destaques apresentados no evento.

O varejo do futuro vai utilizar uma série de tecnologias que permitem coletar, analisar e tomar decisões a partir de informações reais dos consumidores, segundo Danilo Nascimento, especialista em inteligência analítica e rentabilidade para o varejo e sócio-diretor da Propz.

Separamos 6 dicas do especialista Danilo Nascimento, para que você saiba os principais insights  que indicam caminhos estratégicos para o futuro das empresas brasileiras. Confira:

1)     Domine os canais de contato – Não adianta ter a melhor estratégia, a melhor capacidade de tomar decisão e as melhores ferramentas de personalização se você não ficar em contato com as pessoas o tempo todo. Satya Nadella, CEO da Microsoft, comentou durante a sua palestra que, embora o negócio gere 40 terabytes de dados por hora, as marcas extraem pouco valor dessas informações. Mas, obrigatoriamente elas têm que usá-las para conhecer seus consumidores, empoderar os colaboradores, criar uma cadeia de suprimentos inteligente e reinventar seus modelos de negócios. E, parte dessa reinvenção é dominar a interação com eles;

2)     Estratégia baseada em dados – A frase “data is the new oil” foi atualizada. Ao invés de avaliar os dados como sendo o combustível do negócio em estado bruto, que precisa ser refinado para extrair todo o seu potencial, é melhor pensar como sendo a peça fundamental da engrenagem. Mas, é preciso saber como estruturá-los para obter todos os benefícios possíveis e não somente coletá-los;

3)     Tecnologia acessível – Um aspecto evidente nos estandes dos fornecedores de tecnologia é a ampla oferta de soluções de gestão, analytics, machine learning, Inteligência Artificial e robôs. Se há dois ou três anos havia muitas novidades tecnológicas, a tônica deste ano foi a consolidação dessas soluções, que estão ainda mais acessíveis e próximas da realidade das empresas;

4)     Novas formas de fidelidade – Modelos de fidelidade baseados no acúmulo de pontos são cada vez menos relevantes, que buscam formas mais imediatas de gratificação. Varejistas mais inovadores estão desenvolvendo modelos de negócios que aproveitam essa característica para aumentar o valor dos clientes;

5)     Pessoas + tecnologia – Um aspecto muito comentado foi o alinhamento das pessoas e tecnologias em entregar melhores experiências. Dessa forma, as inovações têm o papel de auxiliar na tomada de decisões e empoderar as equipes para aprimorar o relacionamento com o seu público. Seja na conversão de vendas, entrega de ofertas personalizadas ou no back office, as soluções de análise de dados e Inteligência Artificial ajudam a extrair todo o potencial das relações humanas e melhorar os seus resultados;

6)     Propósito gera resultados – Não se trata de palavras lançadas à toa: o propósito de uma marca é o que baseia seu relacionamento com os clientes. A entrega de valor começa no propósito e então se consolida em todos os pontos de contato.

Principais tendências para o varejo em 2020

Inteligência Artificial

O poder da Inteligência Artificial foi grande destaque na NFR 2020. Isso porque o futuro das máquinas já é uma realidade no mercado chinês e em grande parte do varejo nos Estados Unidos.

Desta forma, as máquinas estão sendo programadas para ter cada vez mais respostas instantâneas a comandos feitos pelas pessoas. Essa programação dá a impressão de que os aparelhos estão “pensando sozinhos”.

Para o varejo esse recurso é essencial para oferecer uma experiência única e enriquecedora ao cliente. Ferramentas que sabem o que o cliente gosta e são personalizadas são uma grande tendência para o ano de 2020 no exterior e chegam cada vez mais rápido ao Brasil.

Ominichannel

O omnichannel é uma estratégia em que diferentes canais de comunicação são utilizados simultaneamente para melhorar a relação entre o cliente e uma loja, online e offline, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor.

O setor de varejo deve estar sempre atento às principais novidades porque o consumidor está buscando cada vez mais soluções personalizadas. Exemplo disso seria o cliente fazer login em uma rede de Wi-Fi e já receber promoções exclusivas dos produtos que está procurando.

Disponibilidade de suporte e atendimento instantâneo para resolver problemas e tirar dúvidas também é um grande diferencial no mercado. Principalmente com a tendência mundial do omnichannel, em que muitas empresas estão adotando soluções com base nesta estratégia.

Análise de Dados

A análise de dados foi o grande tema da NRF 2020. Isso porque a utilização do Analytics teve grande destaque, assim como outras soluções com a mesma função: transformar informações em estratégias de negócio.

Ferramentas que trabalham com dados são uma grande tendência para 2020 porque, nos últimos anos, foram aprimoradas. Agora, existem inúmeras opções de sistemas que permitem que varejistas possam aumentar a produtividade do negócio e otimizar processos.

Gestão eficiente

Combinar diversas ferramentas tecnológicas para obter um resultado satisfatório é uma das melhores estratégias para estar sempre à frente dos concorrentes no setor de varejo. Contudo, todas as soluções digitais devem ter como base uma gestão eficiente.

De nada adianta contar com diversas tecnologias se a gestão do seu negócio não possui a eficiência necessária para atender o cliente e oferecer exatamente o que ele precisa. Portanto, antes de buscar ferramentas avançadas, busque solidificar a forma com que a sua loja é gerida.

Aliando uma boa gestão e tecnologias de ponta que estão fazendo sucesso no exterior, as chances de êxito em seu negócio aumentam consideravelmente, assim como a probabilidade de seus clientes saírem de sua loja sempre satisfeitos!

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