Saiba como fazer uma boa foto com o celular e vender mais

Separamos uma lista de aplicativos que podem te ajudar a melhorar a qualidade das imagens.

A fotografia é um elemento importantíssimo para alavancar as vendas de produtos e serviços. Uma boa imagem pode instigar possíveis clientes a conhecerem de perto o que a foto está mostrando.

As imagens são tão importantes na vida do brasileiro, que uma pesquisa feita neste ano de 2019 pelo Hoteis.com mostra que 41% dos viajantes acreditam que boas fotos nas redes sociais importam mais do que efetivamente ver as atrações turísticas durante um passeio.

A importância das imagens na vida das pessoas, principalmente com o uso cada vez mais intenso da internet, também se mostra pelas redes sociais. As plataformas mais utilizadas atualmente têm o compartilhamento de imagens como uma das principais ferramentas.

Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos

O Instagram, utilizado para o compartilhamento de fotos, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e está entre as redes sociais mais utilizadas no mundo.

O Facebook, que ainda é a rede social mais utilizada, também oferece o compartilhamento de imagens. Na rede, postagens com fotos que chamam a atenção tendem a receber mais curtidas e visualizações do que textos, por exemplo.

  • Uma boa foto faz a diferença

Que imagens atraem clientes, não há dúvidas. Contudo, é preciso estar atento para a qualidade da fotografia que está divulgando o seu produto ou serviço.

Utilizando o celular, é possível encontrar o enquadramento perfeito, uma boa luz e tirar uma foto que chame a atenção. Também é possível recorrer a softwares de edição de imagem, com o cuidado de não modificar o elemento a ponto de fazer uma propaganda enganosa, o que também pode resultar em problemas para o vendedor ou loja.

  • Fotos ruins podem espantar clientes

Da mesma forma que boas imagens atraem compradores, fotos ruins podem espantar os clientes. Se você não encontrar o ângulo certo ou a cor não estiver bem representada na foto, o produto pode parecer de baixa qualidade.

Nos casos em que as fotos não estão nítidas ou o consumidor não consegue ver detalhes importantes do produto, a imagem também pode comprometer a venda. Ou pior, o cliente pode desistir da sua loja e comprar em outra, que tenha uma apresentação melhor.

  • Dicas de como fazer boas fotos

Agora que você já conhece bem a importância de uma boa imagem, separamos para você dicas de como fazer boas fotos de seus produtos ou serviços:

– Utilize a iluminação correta, garantindo que o ambiente tenha luz de maneira uniforme e bem distribuída. Dê preferência para fazer fotos com a luz do dia, por exemplo, ou em um ambiente que tenha esta iluminação natural;

– Evite sombras muito grandes de objetos nas fotos, para dar maior destaque ao produto;

– Escolha o ângulo ideal, com base no seu objetivo com a fotografia;

– Mantenha a câmera estável para evitar borrão na imagem;

– Observe o enquadramento para não deixar o horizonte desalinhado;

– Mostre uma variedade de produtos, quando for o caso;

– Edite a imagem antes de publicar;

– Não exagere nos filtros para não destorcer a foto;

– Use um fundo branco. Hoje, há opções de mini estúdios com preço acessível para facilitar sua produção.

– Verifique o ambiente antes de tirar a foto e veja se não há elementos que não deveriam aparecer. Cuidado com isso, pois objetos de fundo podem comprometer a foto ou deixá-la poluída.

Apps que ajudam a melhorar a qualidade das imagens

Como você pode observar, é possível seguir as dicas para uma boa qualidade de imagem utilizando a câmera do celular. Depois que a foto foi feita, contudo, chega a hora de fazer uma edição para obter a melhor versão da fotografia.

Se você não tem tempo ou não possui estrutura para editar as fotos no computador, não se preocupe, pelo próprio celular é possível melhorar a qualidade das imagens.

Conheça os principais apps para editar fotos:

– Pixlr: permite modificar as cores da foto, recortar, inserir filtros, molduras e adesivos. Alguns itens são pagos, mas as ferramentas básicas são gratuitas.

– Adobe Lightroom: traz as mesmas funções que o programa para computador, porém alguns recursos são pagos.

– Prisma: insere filtros nas imagens, com algumas opções gratuitas.

– Facetune: ideal para corrigir fotos de pessoa, com versão gratuita que traz anúncios.

– Photoshop Fix: permite a correção de imagens com qualquer conteúdo. É gratuito.

– Hype Type: não necessariamente para fotos, mas se você usa Instagram, este app faz introduções criativas para chamar atenção dos seus seguidores.

 

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH