Prepare sua loja para a Black Friday

A Black Friday é um momento muito esperado pelos clientes. Muitos esperam por esses dados e economizam para pagar mais barato pelos produtos com quais sonharam ou como fazer.

O grande evento de ofertas acontece no Brasil sempre em novembro, após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Por mais que não seja um dado produzido brasileiro, uma sexta-feira negra verde-amarela já atraiu muitos adeptos, que fazem a diferença no movimento ou comércio nesta época do ano.

Números da Black Friday

Engana-se quem pensa que na sexta-feira negra movimenta somente o varejo. Diversos produtos e serviços são oferecidos nesta época do ano com condições especiais.

Para se ter uma ideia, o governo criou a Semana do Brasil, um evento de descontos para funcionar como uma “Black Friday prolongada”, de 06 a 15 de novembro. O número de empresas e associações participantes já supera 3 mil.

O varejo é o segmento mais engajado na campanha, mas outros setores também participam, como construtoras oferecendo um ano de condomínio grátis e bancos renegociando dívidas com condições diferenciadas do que é oferecido ao mercado.

Em 2018, o Brasil foi o segundo país que mais Tweetou sobre Black Friday. Com essa informação já dá para saber o quanto o evento engaja brasileiros. No ano passado, a Black Friday movimentou mais de R$ 3 bilhões.

Dicas para ter sucesso na Black Friday

Que a Black Friday é importante no Brasil não há dúvidas. Mas você sabe como sua loja pode ter sucesso nesta época do ano? Separamos dicas para que você surfe na onda do maior evento de compras do país.

Confira:

Como preparar sua loja para a data

A infraestrutura de sua loja deve estar pronta para receber maior quantidade de clientes. Na loja virtual, o sistema deve estar pronto para inúmeros acessos simultâneos. Já imaginou o site “cair” por não comportar o número de acessos? Esta infraestrutura é uma das mais importantes para quem trabalha com vendas no online.

Por sua vez, fisicamente, é preciso que o número de caixas seja suficiente para não gerar filas imensas que possam ser vistas de fora e causem desânimo em quem está pensando em entrar para comprar.

Como criar promoções e atrair clientes

As promoções em sua loja devem ser reais. Não crie uma situação que parece vantajosa, mas quando o cliente for ver, não é tanta vantagem assim.

A “metade do dobro do preço” não deve nunca ser uma prática aplicada por sua loja. Ou seja, não aumente os preços um período antes para depois abaixar. Os clientes não são bobos e você pode comprometer o nome de sua loja.

Isso sem contar que nesta época do ano o Procon, órgão de defesa do consumidor, está de olho para autuar empresas por práticas que lesam os clientes.

A dica para ser justo é tentar se enquadrar em preços praticados por outras lojas do segmento ou, se achar vantajoso, oferecer condições um pouco melhores para atrair consumidores.

Como preparar a equipe

Mais do que nunca, nesta época do ano é importante preparar a sua equipe para atender na loja física. Os vendedores devem estar instruídos sobre as condições e promoções que devem oferecer aos clientes.

É importante instruir os vendedores ainda para que eles ofereçam sempre promoções e condições exclusivas em produtos que vão além do que o cliente está buscando, para aumentar o ticket médio de sua loja.

Como deixar a vitrine pronta

Deixe os produtos dispostos de forma que chame a atenção do consumidor e evidencie por meio de placas os preços e as condições que mais chamam a atenção dos clientes.

Contudo, evite colocar placas que enganam, como o valor da parcela muito grande e em letras muito pequenas o valor total. Isso pode deixar o consumidor frustrado e impedir a compra ao invés de incentivá-la.

Análise de estoque

Faça uma análise de estoque para esta época do ano e pesquise os números esperados de venda para o segmento no qual a sua loja atua. É frustrante para o cliente buscar um item que esgotou e pode gerar prejuízo comprar além do necessário.

Calcule os descontos

Por mais que a Black Friday seja uma época para oferecer as melhores condições e os melhores descontos ao cliente, cuidado para não se empolgar. Se você fizer uma venda por um preço muito abaixo da média, pode ter um prejuízo.

A dica para evitar que isso ocorra é colocar em oferta produtos com pouca saída. Para os demais itens, você deve calcular a margem de lucro para saber se será possível pagar todas as despesas de sua loja e tirar o seu sustento com base no preço que estiver oferecendo.

Divulgue sua participação na Black Friday

Os clientes precisam saber que sua loja vai participar da Black Friday. Portanto, chame a atenção por meio de redes sociais, email marketing, aplicativos e placas on-line, para todos que saibam que você vai oferecer condições exclusivas para seus produtos.

Defina o público-alvo

Faça um estudo de público-alvo e defina para quem você divulgará seus produtos. Atirar para todos os lados não é uma boa estratégia. Receba os dados dos seus clientes antes da chegada da Black Friday, por meio de pesquisas e outros métodos, e saiba exatamente o que os consumidores precisam.

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