Organize sua loja de presentes para o Dia das Crianças

Prepare sua loja de presentes para o Dia das Crianças

No Brasil, o dia das crianças é comemorado em 12 de outubro, e é um dos eventos mais lucrativos para lojas do segmento de presentes criativos. Isso porque, a época é repleta de pais, avós, tios e padrinhos que invadem o comércio em busca do item perfeito para o seus pequenos. E neste sentido, a organização da sua loja é essencial para que você consiga aproveitar este aumento expressivo de tráfego de clientes e fechar novas vendas.

Como organizar a loja de presentes para o dia das crianças?

Quer aprender a organizar a sua loja de presentes para vender mais no dia das crianças? Então, confira as nossas dicas de especialista!

1 – Busque formas de trazer as crianças com os pais

Que tal uma máxima para o planejamento da sua estratégia de vendas para o dia das crianças? “Pense nas crianças, mas planeje para os adultos”.

É que, no final das contas, quem vai comprar efetivamente o presente é o público mais velho, que é mais analítico e menos impulsivo.

No entanto, você pode trazer o lado impulsivo da criança no momento da compra, atraindo-a para dentro do seu estabelecimento com atividades e brincadeiras feitas específicas para o público infantil.

Na prática, você vai conquistar a criança para que esta, por sua vez, conquiste o adulto que vai presenteá-la. Para isso, invista em ações como:

  • Pipoca, pintura, balão e etc.
  • Áreas de pintura e desenho criativos,
  • Brinquedos interativos, como um quebra cabeça gigante ou um jogo de xadrez para os pequenos;
  • Espaços com os itens específicos de dia das crianças, para que os pequenos já possam interagir com os presentes
  • Elementos retrôs para fisgar a nostalgia com memórias da infância dos pais

2 – Redes sociais

As estratégias para o seu marketing digital também fazem parte da organização e preparação da sua loja para o dia das crianças, afinal, a internet é uma ferramenta muito poderosa para difundir sua marca.

No período que antecede o dia das crianças, utilize todos os seus canais de comunicação para informar as suas ofertas, promoções e lançamentos. Tenha o cuidado de desenhar campanhas específicas para cada meio, de acordo com a rede social escolhida, e a segmentação do público em cada ponto de contato com o consumidor.

Dica bônus: Aproveite o período para enviar newsletters e e-mail marketing, comunicando seus consumidores sobre suas promoções e produtos através de um e-mail personalizado com a sua campanha de dia das crianças. A mensagem antecipada na caixa de entrada do consumidor o ajuda a planejar a compra, e evitar a correria de última hora.

Aproveite para ler: Como começar a usar o e-mail marketing em sua loja de forma simples

Guia Rápido - Como anunciar sua loja no facebook e instagram gastando pouco

3 – Exposição por perfis de crianças, altura dos produtos

A organização do espaço da sua loja é o que vai garantir que os seus produtos serão valorizados e expostos de maneira correta, e que o seu cliente vai encontrar facilmente o que procura.

Na hora de organizar a sua loja, pense nos perfis de crianças que você deseja atingir: os itens  devem ficar à altura dos olhos delas, com a exceção de produtos para crianças de colo, podem ficar na altura dos olhos dos adultos.

Disponha as suas coleções temáticas em pontos estratégicos que possam ser vistos do interior e do exterior da sua loja. Procure separar os produtos por tamanhos, sexo e idade, para garantir coerência na disposição.

Lembre-se de separar um espaço para dar destaque aos lançamentos para que assim, seus clientes saibam facilmente quais são as tendências de presentes específicas de dia das crianças.

Guia organizar sua loja de presente criativos

4 – Produtos

Na hora de montar o seu mix de produtos, escolha itens infantis que chamem a atenção dos pequenos, com desenhos lúdicos e muitas cores de destaque. Ainda que o seu público não seja essencialmente o infantil, você pode trazer um pouco do encanto do dia das crianças ao apostar em produtos que apelam pela nostalgia, e que atraem os olhos dos adultos que são eternas crianças.

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Aqui na Kathavento, preparamos vários lançamentos para agradar o público infantil neste dia das crianças. Se você quer conhecer os sucessos de venda e os itens que são tendência para este ano, vale à pena conferir o post que criamos sobre quais presentes criativos você deve ter em sua loja neste dia das crianças. Vem ver!

5 – Vitrine Temática

Na época do Dia das Crianças, a vitrine é o espaço da loja que exige mais planejamento, já que ela funcionará como um chamariz para novos clientes. Seja criativo, traga os melhores lançamentos para os espaços de destaque, e aposte em cores chamativas que despertem o interesse dos baixinhos. Muitos pais vão acompanhados das crianças para comprar o presente, e a criança cativada vai levar o pai para a sua loja.

6 – Ações de vendas

Uma boa forma de fomentar ainda mais vendas neste período é criando ações que venham impactar tanto os seus vendedores, como o seu público.

No caso da equipe interna, você pode estabelecer metas a serem batidas com premiações e jogos internos ao final do período. Assim, todos os colaboradores entram no clima de brincadeiras do Dia das Crianças.

E para o seu consumidor final, as suas ações serão concentradas em metas de faturamento da sua loja, como promoções que aumentem o ticket médio de compra, ou o número de peças por atendimento. Veja alguns exemplos:

  • Desconto do dia
  • Hora de promoção relâmpago,
  • comprou levou
  • Compre 3, pague 2
  • E outros.

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7 – Prepare seu time de vendas

Depois de preparar a loja e as ações que serão oferecidas ao seu cliente, é hora de organizar o seu time. Somente uma equipe bem treinada será capaz de traduzir tudo o que você planejou para o dia das crianças em resultados positivos.

Como é provável que a sua loja receba bastante crianças no período, siga algumas boas práticas:

  • Instrua seus colaboradores a manterem o sorriso no rosto, serem cordiais e pacientes.
  • Peça para que o seu funcionário trate o cliente pelo nome e sempre fale dirigindo-se horas ao adulto, oras à criança.
  • No dia anterior ao Dia das Crianças, a loja vai estar bastante movimentada. É importante garantir um bom atendimento mesmo em situações de correria.

 

8 – Comunique seus clientes

Finalmente, é hora de avisar aos seus clientes sobre todas as promoções especiais que você preparou para o seu dia das crianças. Use as redes sociais, o e-mail marketing, o WhatsApp e outras ferramentas que você tem de contato com o seu público e os convide para conferir tudo o que você preparou para a data.

Aproveite para ler e aplicar em sua loja: Como arrasar nas fotos para o instagram de sua loja usando o celular

E essas são as dicas de hoje. Gostou? Tem alguma outra dúvida? Deixa o seu comentário!

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