Natal: Saiba como organizar sua loja para as festas de fim de ano

O varejo brasileiro prevê arrecadar R$ 35,9 bilhões no Natal de 2019. O valor representa o maior crescimento de vendas nos últimos seis anos para o período e um crescimento de 4,8% com relação a 2018.

Os dados foram divulgados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Segundo o órgão, em 2018 o faturamento real do varejo durante o período natalino foi de R$ 34,3 bilhões no Brasil.

Quer que a sua loja contribua para esse crescimento no varejo brasileiro durante a época mais festiva do ano? Saiba como organizar sua loja para as festas de fim de ano e garanta o sucesso do seu comércio!

Seu estoque está preparado?

Não é novidade que ter controle constante do estoque é essencial para o sucesso de vendas de um lojista. Contudo, é essencial que a situação seja avaliada com maior profundidade.

Nesta época do ano, sua loja não pode deixar de oferecer um produto que está sendo buscado pelo cliente. Os consumidores precisam saber que no seu negócio conseguem encontrar tudo o que precisam.

Além de preparar o estoque com base nas previsões de venda, é preciso que os itens fiquem organizados, para que os vendedores tenham fácil acesso aos produtos. Uma boa distribuição na vitrine também pode auxiliar no aumento das vendas. Não esqueça da decoração, que quanto mais bonita, mais atraente é para o cliente.

Uma dica para analisar a disposição dos itens e manter o estoque na quantidade certa é controlar as entradas e saídas. Além disso, é importante analisar a melhor maneira de dispor os produtos, com base no histórico de procura e compra por indução (por exemplo, quem compra um presente precisa de uma bela embalagem, que tal deixar os itens próximos?).

Sua loja passa uma imagem agradável?

Uma bela vitrine faz parte de todo trabalho que você deve fazer para tornar a imagem de sua loja agradável. Disponha os produtos de forma organizada e que chame a atenção dos clientes.

Outra dica é deixar todas as informações visíveis, desde o preço dos itens e condições de pagamento, no caso de promoções, até informações mais simples, como onde começa e termina a fila para o caixa.

Além disso, é fundamental que sua loja esteja decorada com o clima natalino e ano novo. Aposte em enfeites de Natal, músicas e itens que façam o público querer entrar para tirar fotos. Contudo, não se esqueça que a beleza deve ser aliada a funcionalidade sempre!

Como está o treinamento dos colaboradores?

O aumento de vendas no Natal exige a contratação de mais funcionários para garantir o atendimento. Desta maneira, invista no treinamento de todos os colaboradores, para que o conhecimento seja repassado de forma igualitária para todo o time.

Assim, os vendedores terão a mesma capacidade de solucionar um problema, tirar dúvidas, oferecer os melhores produtos, as melhores condições e negociar com o cliente para garantir a fidelização.

Pratique uma experiência de compra diferenciada

Uma pesquisa realizada pela E-Consultancy revela que 49% das empresas que participaram do levantamento pretendem investir mais em experiência do usuário dos próximos anos.

Isso revela a importância do tema, pois os clientes buscam cada vez mais uma boa experiência, além de um bom produto e um atendimento mais exclusivo.

Desta forma, é importante que você invista em facilidades para os consumidores, seja um frete grátis, benefícios na hora de pagar, maneiras de evitar filas, entre outras medidas que podem fazer com que sua loja se destaque perante a outros comércios.

Insira promoções e descontos

No fim do ano, com o recebimento do 13º e a chegada de uma época em que os presentes são essenciais, o número de consumidores aumenta. Contudo, a concorrência também é maior, porque este é um período em que todos vão investir em propagandas, decorações e produtos para tentar vender mais.

Desta forma, descontos, promoções e condições especiais de pagamento são cruciais para atrair clientes. Não se esqueça de divulgar essas vantagens nas redes sociais de sua loja e evidenciar também por meio de cartazes que podem ser vistos da calçada, no caso de um comércio físico.

Se você tem presença digital, apostar em campanhas patrocinadas nas redes sociais também pode ser uma boa estratégia. Concursos culturais também são bons aliados para ampliar o reconhecimento de marca.

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