Marketplace: Por que vender nesse meio?

Marketplace: Por que vender nesse meio?

Marketplace é uma palavra cada vez mais popular entre os lojistas. Principalmente neste período de crise por conta da pandemia do novo coronavírus, vender online mostra-se cada vez mais como solução.

Afinal, você sabe o que é marketplace e por que vender nesse meio? É importante que todo lojista tenha esse conhecimento. Desta forma, trazemos para você todos os detalhes que você precisa conhecer antes de investir neste meio promissor.

O que é marketplace?

Marketplace é um site de vendas pelo qual várias lojas diferentes podem vender seus produtos. Além disso, pessoas físicas também podem comercializar nestes espaços.

Marketplace: Por que vender nesse meio?
Pixabay

Apesar de ser um ótimo espaço para divulgação de produtos, é importante entender que outras lojas também estão lá. Desta maneira, você precisará estar pronto para a concorrência.

Em outras palavras, o marketplace é como um shopping, porém em um ambiente virtual. Assim, em troca de divulgação e estrutura, você precisa pagar uma taxa.

Crescimento do marketplace no Brasil

O marketplace no Brasil apresentou um crescimento fantástico nos últimos anos. De acordo com dados da Ebit/Nielsen, que traz dados sobre e-commerce no país, o aumento foi expressivo nas últimas duas décadas.

Marketplace: Por que vender nesse meio?
Pixabay

Ainda de acordo com a empresa, em 2000, o faturamento do e-commerce brasileiro era de R$ 500 milhões, passando para R$ 10 bilhões em 2010 e R$ 53 bilhões em 2018. Além disso, a tendência é de crescimento para os próximos anos.

Além disso, as perspectivas são maiores. Somente no primeiro semestre de 2019, o marketplace apresentou um crescimento de 13%, comparado aos 12% da média do e-commerce.

Por sua vez, o faturamento do marketplace foi de R$ 17,6 bilhões, enquanto o e-commerce faturou R$ 26, 4 bilhões. A diferença entre os dois segmentos é a proposta no mercado, portanto, a diferença de valores é natural.

Principais sites de marketplace

Você conhece os principais sites de marketplace utilizados no Brasil? Separamos para você uma lista com os mais conhecidos. Confira:

Amazon: A empresa americana é líder em marketplace nos Estados Unidos. Além disso, no Brasil o alcance é um dos maiores, operando em larga escala. Apesar de ser a maior do segmento, é apontada por especialistas como a mais simples de usar.

Amazon Logo
Amazon Brasil

B2W: O grupo B2W é bem famoso. Apesar de o nome não ser familiar, você vai se lembrar quando for mencionado que o grupo é responsável pelos sites Americanas, Shoptime e Submarino. Ao todo, as vendas ultrapassam R$ 12 milhões por ano.

B2W Digital

Carrefour: O Carrefour deixou de ser apenas um mercado há algum tempo. Os serviços foram expandidos para e-commerce e hoje é um dos maiores vendedores do país.

Carrefour

Maganize Luiza: A rede varejista Magazine Luiza está entre as mais premiadas da internet. Além das lojas físicas, a empresa possui um marketplace com mais de 35 milhões de acessos por mês.

Magazine Luiza

Vantagens do marketplace

O marketplace é um local com inúmeras vantagens para a sua loja. Ao ver além do pagamento de taxas e da concorrência, você encontra um mar de oportunidades.

Separamos para você uma lista de vantagens do marketplace, para que você saiba porque vale a pena vender nestes ambientes.

Benefícios do marketplace:

– Baixo investimento: afinal, você não precisa montar um site do zero nem comprar uma estrutura para loja física;

– Clientes novos: por ser uma espécie de shopping virtual, você terá gente olhando para o seu e-commerce que não entraria em sua loja online fora do marketplace;

– Visibilidade para a marca: estar em um ambiente com outras marcas do setor traz visibilidade para o seu negócio;

– Aumentar as vendas: com mais clientes à disposição querendo comprar, as chances de vender mais aumentam e muito!

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