Marketplace é uma palavra cada vez mais popular entre os lojistas. Principalmente neste período de crise por conta da pandemia do novo coronavírus, vender online mostra-se cada vez mais como solução.
Afinal, você sabe o que é marketplace e por que vender nesse meio? É importante que todo lojista tenha esse conhecimento. Desta forma, trazemos para você todos os detalhes que você precisa conhecer antes de investir neste meio promissor.
O que é marketplace?
Marketplace é um site de vendas pelo qual várias lojas diferentes podem vender seus produtos. Além disso, pessoas físicas também podem comercializar nestes espaços.

Apesar de ser um ótimo espaço para divulgação de produtos, é importante entender que outras lojas também estão lá. Desta maneira, você precisará estar pronto para a concorrência.
Em outras palavras, o marketplace é como um shopping, porém em um ambiente virtual. Assim, em troca de divulgação e estrutura, você precisa pagar uma taxa.
Crescimento do marketplace no Brasil
O marketplace no Brasil apresentou um crescimento fantástico nos últimos anos. De acordo com dados da Ebit/Nielsen, que traz dados sobre e-commerce no país, o aumento foi expressivo nas últimas duas décadas.

Ainda de acordo com a empresa, em 2000, o faturamento do e-commerce brasileiro era de R$ 500 milhões, passando para R$ 10 bilhões em 2010 e R$ 53 bilhões em 2018. Além disso, a tendência é de crescimento para os próximos anos.
Além disso, as perspectivas são maiores. Somente no primeiro semestre de 2019, o marketplace apresentou um crescimento de 13%, comparado aos 12% da média do e-commerce.
Por sua vez, o faturamento do marketplace foi de R$ 17,6 bilhões, enquanto o e-commerce faturou R$ 26, 4 bilhões. A diferença entre os dois segmentos é a proposta no mercado, portanto, a diferença de valores é natural.
Principais sites de marketplace
Você conhece os principais sites de marketplace utilizados no Brasil? Separamos para você uma lista com os mais conhecidos. Confira:
Amazon: A empresa americana é líder em marketplace nos Estados Unidos. Além disso, no Brasil o alcance é um dos maiores, operando em larga escala. Apesar de ser a maior do segmento, é apontada por especialistas como a mais simples de usar.

B2W: O grupo B2W é bem famoso. Apesar de o nome não ser familiar, você vai se lembrar quando for mencionado que o grupo é responsável pelos sites Americanas, Shoptime e Submarino. Ao todo, as vendas ultrapassam R$ 12 milhões por ano.

Carrefour: O Carrefour deixou de ser apenas um mercado há algum tempo. Os serviços foram expandidos para e-commerce e hoje é um dos maiores vendedores do país.

Maganize Luiza: A rede varejista Magazine Luiza está entre as mais premiadas da internet. Além das lojas físicas, a empresa possui um marketplace com mais de 35 milhões de acessos por mês.
Vantagens do marketplace
O marketplace é um local com inúmeras vantagens para a sua loja. Ao ver além do pagamento de taxas e da concorrência, você encontra um mar de oportunidades.
Separamos para você uma lista de vantagens do marketplace, para que você saiba porque vale a pena vender nestes ambientes.
Benefícios do marketplace:
– Baixo investimento: afinal, você não precisa montar um site do zero nem comprar uma estrutura para loja física;
– Clientes novos: por ser uma espécie de shopping virtual, você terá gente olhando para o seu e-commerce que não entraria em sua loja online fora do marketplace;
– Visibilidade para a marca: estar em um ambiente com outras marcas do setor traz visibilidade para o seu negócio;
– Aumentar as vendas: com mais clientes à disposição querendo comprar, as chances de vender mais aumentam e muito!