Instagram: Qual a importância da sua loja ter um perfil ativo nessa rede social?

Instagram: Qual a importância da sua loja ter um perfil ativo nessa rede social?

Nos últimos anos o Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares em números de usuários ativos, e se a sua loja ainda não tem um perfil nesta rede, ela provavelmente está perdendo clientes.

Para entender porque a sua loja deveria estar no Instagram, basta analisar alguns dados:

  • 80% dos usuários seguem pelo menos uma marca no Instagram, com 60% desses usuários dizendo que descobriram um produto ou serviço por meio da plataforma.
  • Pelo menos 30% dos usuários do Instagram compraram produtos que descobriram na rede.
  • 65% das postagens  de melhor desempenho do Instagram apresentam claramente produtos.

E você, ainda vai ficar de fora?

O que é Instagram?

O Instagram é uma rede social onde um usuário pode compartilhar fotos e vídeos de curta duração, seguir outros perfis para acompanhar suas atualizações, além de também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.

O Instagram também possui um mecanismo de busca interno bastante utilizado por meio de hashtags, que servem de marcação para segmentar determinado tipo de publicação.

Como criar uma conta?

Criar um perfil no Instagram é bastante simples, e você tem a opção de configurar uma página pessoal ou de negócios. São estes os passos:

  1. Você pode se cadastrar via Desktop, ou baixar o aplicativo para iOS ou Android. Comece incluindo os dados cadastrais na página inicial. Se preferir, basta fazer seu login pelo Facebook e associar à sua nova conta do Instagram.
  2. Após a finalização do cadastro, você deve escolher um nome para sua página. Nessa hora, a dica é escolher algo simples para facilitar a busca dos usuários.
  3. Então, é só escolher uma boa imagem de perfil que identifique bem a marca de sua empresa!
  4. Preencha a biografia com uma definição breve de qual é o propósito de sua loja. Aproveite para incluir uma url para seu site ou blog e também seu telefone para contato!
  5. Pronto, você tem um perfil no Instagram. Para convertê-lo em um perfil Comercial, basta ir em “Configurações” e acessar o menu respectivo, seguindo todas as instruções.

Funcionalidades

O Instagram tem uma série de recursos e funcionalidades interessantes para tornar a experiência do usuário no aplicativo bastante prazerosa. Nós separamos os principais:

Edição de imagem – Os filtros do Instagram já são conhecidos, mas, com o passar do tempo, a rede possibilitou uma série de outros recursos para edições de imagem. Em poucos cliques, é possível facilmente ajudar tamanhos, cores, luz, contraste e etc.

Curtidas – Outra funcionalidade interessante é a curtida, que mostra a popularidade de uma publicação. É um bom filtro para entender se o seu público está se interessando por seu conteúdo.

Comentários – Como toda a rede social, o Instagram também permite a interação entre usuários por meio de comentários. Além do comentário sobre a foto ou vídeo em questão, o usuário também pode marcar amigos nas mensagens para que eles também vejam o conteúdo rapidamente.

Seguir – Neste recurso, é possível acompanhar o que outros usuários estão compartilhando. O Instagram também liberou o recurso para seguir Hashtags, para que os usuários fiquem por dentro do que vem sendo compartilhado sobre determinado assunto.

Explorar – Na aba “explorar”, o usuário encontra uma série de fotos e vídeos de usuários que não estão na lista de “seguindo”, mas que compartilham conteúdo de acordo com as curtidas da conta. Esta funcionalidade possibilita a descoberta de novos perfis interessantes.

Marcação em fotos – O dono do perfil também pode marcar pessoas e marcas em suas fotos ou vídeos. Se você habilitar o recurso “loja” em um perfil comercial, também pode marcar produtos em imagens..

Mensagens Diretas – As mensagens diretas funcionam como uma espécie de chat para conversas individuais ou em grupo. Neste recurso, é possível enviar fotos e vídeos para um único usuário de forma privada.

Localização – Um usuário também pode adicionar qual foi o local onde uma fotografia foi tirada. Esse recurso é interessante para lojistas, pois estes podem compartilhar o endereço de seu negócio de uma maneira simples e rápida.

Vídeo ao Vivo – Com o Vídeo ao Vivo, o usuário pode fazer transmissões aos seus seguidores em tempo real através da câmera do aplicativo. É possível disponibilizar o arquivo da transmissão por um período de 24 horas na área dos stories.

Instagram Stories – Falando em Stories, este é um recurso bastante útil que permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas. Esse conteúdo pode ser personalizado com a inclusão de emojis, gifs, desenhos e manuscritos.

Quais as vantagens do Instagram para uma loja?

Como vimos nas estatísticas que citamos no começo deste post, muitos usuários seguem e interagem com marcas no Instagram de maneira ativa. 

Sem contar todo o esforço do Instagram em criar recursos específicos para lojista: hoje já é possível criar “Lojas” que listam o valor do produto e encaminham o usuário para uma página de finalização de compra, no caso de e-commerces. Além disso, os perfis comerciais com mais de 10.000 seguidores ganham links que podem ser adicionados ao Instagram Stories para direcionar o tráfego diretamente para o site.

A importância de manter o perfil ativo

É importante ressaltar que de nada adianta criar um perfil no Instagram se você não pretende postar periodicamente. Isso por conta de vários motivos. O principal é que perfis ativos podem ajudar a construir o seu branding. Além disso, é importante ter as contas em funcionamento para aumentar sua credibilidade. Se alguém quiser contratá-lo ou usar seus produtos, ele provavelmente visitará suas redes sociais para saber mais informações sobre a empresa. Um perfil pouco atualizado dá a impressão de que está abandonado. No entanto, se ele estiver ativo, poderá gerar mais negócios a médio e longo prazo.

E você, tem um perfil ativo no Instagram para a sua loja?

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