Feedback: 4 dicas para ajudar o seu negócio

Feedback: 4 dicas para ajudar o seu negócio

Saiba a importância do feedback e como melhorar o relacionamento entre clientes e colaboradores 

O feedback é uma ferramenta de comunicação extremamente importante para um negócio. O método é essencial para melhorar o relacionamento com os colaboradores de uma empresa, com os clientes. Além de desenvolver métodos e processos cada vez mais eficazes em uma corporação.

O gestor deve levar em consideração os valores, missão e o propósito que a empresa tem, traçando, a partir daí o organograma do negócio. As suas expectativas em relação ao comportamento, desenvolvimento de habilidades da equipe e suas perspectivas são de longo prazo, de acordo com o consultor empresarial, Maurício Oliveira.

A prática do feedback deve possuir duas vias: do colaborador ou cliente para a empresa e vice-versa. Desta forma, separamos dicas sobre como realizar um bom feedback para ambos. Além disso, também é preciso se preparar para receber um retorno positivo ou negativo deles.

Como realizar o feedback?

Feedback: 4 dicas para ajudar o seu negócio
Créditos: Pixabay

Para realizar um feedback para sua equipe de forma construtiva e saudável, é preciso seguir algumas práticas essenciais. O retorno sobre o trabalho deve ser feito com o objetivo de melhorar processos e relações profissionais, nunca para culpar ou diminuir o funcionário.

Para que o feedback seja o melhor possível, o primeiro passo é se preparar antes escrevendo um roteiro com tudo o que realmente é importante e construtivo para ser abordado. Em seguida, o conteúdo deve ser apresentado de forma descontraída.

Marque uma reunião e avise com antecedência que será um momento para feedback. Contudo, passe um resumo sobre o que você vai falar, para não gerar ansiedade nos colaboradores.

Envie tópicos com os pontos fortes e que precisam melhorar e sempre fale de forma genérica quando for detalhar um a um. Nunca aponte o dedo para um ou outro funcionário na frente de toda a equipe, para não causar constrangimento nem gerar um sentimento de incapacidade.

Apresente sempre dados reais e comece pelo lado positivo. Em seguida, fale dos pontos negativos como aspectos que precisam melhorar e já aponte uma solução, deixando aberto para que a equipe também faça o mesmo. As ideias que surgem também fazem parte da estratégia, pois podem mudar as situações que não estão conforme o esperado.

Leia mais: Como treinar e motivar sua equipe: melhore os resultados da sua loja

Caminho de aprendizado

O caminho de aprendizado do feedback está justamente na troca de ideias. Ao apontar para a equipe o que está bom e o que precisa melhorar, você informa o seu ponto de vista. Por sua vez, ao trazer soluções, você leva ideias que muitos ainda não haviam considerado.

Por outro lado, como dito anteriormente, a via é de mão dupla. Ouvir os colaboradores é essencial para que novas ideias surjam, junto a diferentes maneiras de resolver um problema.

Desta maneira, além de reunir diversas ideias que podem levar a uma solução muito mais sólida, realizar essa troca motiva os colaboradores.

Motivação para qualquer profissional

Não são somente os colaboradores que se sentem bem quando o feedback é feito de maneira adequada. A motivação é para qualquer profissional. Isso significa que tanto a liderança quanto os demais trabalhadores terão melhor rendimento após um retorno feito de maneira adequada.

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Além disso, os clientes também precisam de um feedback sobre o trabalho que está sendo feito. A maneira ideal de relacionamento com a empresa e os resultados apresentados são exemplos retornos significativos. Se informado de maneira adequada, a resposta também é uma forma de motivação para o cliente.

Sentimento de pertencimento na empresa

Além de melhorar processos e relacionamentos profissionais, o feedback traz diversos benefícios para a equipe, como:

  • Sentimento de pertencimento na empresa;
  • Motivação;
  • Sensação de confiança;
  • Certeza de que alguém está acompanhando o trabalho de perto e torna o ambiente de trabalho um local cada vez melhor.
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Agora que você já sabe qual a melhor maneira de apresentar um feedback e porque é tão importante fazê-lo. É hora de se organizar e alcançar os melhores resultados em sua empresa.

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