Fachada de Loja - 7 dicas para não errar em sua loja

Fachada de Loja – 7 dicas para não errar em sua loja

Todo mundo diz que “não se deve julgar um livro pela capa”, no entanto, a gente sabe que às vezes a parte de fora é exatamente o que nos convence a começar uma leitura ou não. E acredite: na hora de decidir se entra ou não no seu estabelecimento, a fachada da sua loja também tem um papel principal na mente do cliente.

A fachada da loja pode dizer muito sobre você e sua empresa. Ela é a primeira impressão que um cliente tem da sua marca, e, por isso, precisa dar uma primeira dica do que alguém que passa pela rua pode esperar da sua marca.

Em um mundo tão competitivo por atenção, para conseguir o olhar atento do cliente, é preciso caprichar na hora de criar uma fachada bonita para a sua loja. E para que você não cometa erros nessa hora, separamos algumas dicas!

7 dicas para não errar na fachada da sua loja

Sabe quando você vai receber uma visita em casa e quer garantir que o convidado tenha uma ótima impressão? Paredes bem pintadas, jardim impecável, calçada varrida e flores vivas.

Isso também precisa acontecer com a fachada da sua loja: você precisa pensar nela como quem prepara a casa para receber os visitantes. Para não errar na hora de criar a sua fachada, você precisa garantir que ela mostre exatamente o que você faz, tenha cores identificáveis com a sua marca, vitrines que informem e inspirem, e seja bem iluminada. Vamos entender melhor esses detalhes:

1 – Conheça a lei da sua cidade

Antes de fazer qualquer investimento ou alteração na fachada da sua loja, saiba se na sua prefeitura existe alguma lei regulamentando a aplicação de fachadas nas lojas de rua. O mesmo vale para lojas em shoppings e galerias: você não pode correr o risco de errar na fachada por desconhecer as regras que precisam ser cumpridas.

2 – Pesquise o público da sua cidade

Outra dica importante é que antes de definir o visual da sua fachada, você precisa entender as diferentes personas da sua empresa. Só assim será possível saber o que faz parte do estilo de vida do seu consumidor, e atraí-lo para o seu universo com um visual amigável e charmoso aos olhos do cliente.

Vale à pena também conversar com as pessoas que passam na rua, ou apenas observá-las para entender qual é a relação delas com as outras fachadas. Tente obter insights sobre como sua loja pode se destacar das outras vizinhas.

3 – Analise a sua concorrência

Acredite: Os outros competidores podem oferecer ideias do que fazer ou o que não fazer na hora de montar a sua fachada de loja. Note como a concorrência usa cores, placas, iluminação e outros chamativos para atrair a atenção do público. Essas observações poderão ser usadas por você para encontrar o fator diferencial da sua empresa.

4 – Componha o visual que se complemente com o entorno

Aproveite os elementos vizinhos para complementar a apresentação da sua loja. A gente sabe que você quer se destacar, mas nada adianta montar uma loja que parece estar totalmente deslocada em tempo e espaço.

Se possível for, conte com o auxílio de um profissional especializado, um designer ou arquiteto, por exemplo, para encontrar algo criativo, mas que ao mesmo tempo complemente o que já está ao redor.

5 – Não esqueça do branding da sua marca

Se a sua loja fosse uma pessoa, como ela seria? Chic e discreta, ou impactante e chamativa? O que ela ouviria? Que hobbie teria? Qual é a imagem de marca que você quer passar com a sua loja?

Quando você identifica a essência da sua loja, você consegue o tom de toda a comunicação, incluindo a fachada. Por exemplo: Se você sabe que a sua marca é divertida e dinâmica, também entende que apostar em tons muito sóbrios pode não ser a melhor pedida. Sua fachada de loja deve refletir os valores e a estética de sua empresa. Quando você é genuíno e autêntico à sua marca, você também favorece o seu reconhecimento de marca.

fachada de loja kathavento

6 – Aproveite as características do imóvel

Se o prédio da sua loja já tem um visual marcante, você pode usar um pouco da criatividade para contar essa história também na fachada. Por exemplo, se sua loja se encontra em um edifício bastante vertical, você pode brincar com a organização do letreiro, ou optar por vitrines mais altas.

É claro que essa decisão vai depender muito de todos os outros fatores que citamos aqui, mas você pode ter em mãos um espaço bastante incrível para se trabalhar apenas pensando na característica do imóvel.

E lembre-se também que muitas das vezes você vai ter que trabalhar com o que tem disponível: fundos concreto, parede de madeira, postes, cabine telefônicas e tantos outros. O que poderia ser uma falha ou problema pode se tornar um elemento interessante em sua fachada, basta usar a criatividade.

7 – Lembre-se que a vitrine é parte importante da fachada

Na hora de criar a fachada, lembre-se que a vitrine precisa estar coerente com a sua identidade. Se você não tem muitas ideias de como caprichar na vitrine, leia os outros materiais que criamos sobre o tema aqui no blog.

Dicas finais para não errar na hora de montar a fachada de loja:

  • Posicione o seu logotipo em um local visível para quem viaja de automóvel também, mas ao nível dos olhos para os pedestres da rua.
  • Coloque alguma sinalização sobre os serviços e horários da sua loja.
  • Tenha uma decoração chamativa na vitrine.
  • Incorpore acessórios decorativos, como vasos de plantas, bandeiras, banners que refletem a sua identidade de marca.
  • Mantenha a porta aberta, se possível, para quem passar por perto se sinta convidado a entrar.
  • Cuide da manutenção. Uma fachada de loja desgastadas causa uma impressão bem negativa.

E finalmente, essas são as nossas dicas. Tem alguma outra para compartilhar? Tem alguma dúvida? Fale com a gente!

 

One Comment

  1. Ótimo conteúdo, fachada é um item primordial no processo de captação de clientes! Ser criativo nesta parte ajuda bastante, principalmente quando os clientes empresários possuem um orçamento MUUUITO reduzido!

    Uma vez fizemos um projeto de fachada com materiais baratos, mas que destacou bastante perante as empresas vizinhas, o cliente ficou muito satisfeito com o resultado, e ainda gastou pouco! haha Depois se você tiver interesse entra aqui na página para olhar! facebook.com/tipoarquitetos

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH