E-mail marketing: conheça os principais benefícios e aumente seus leads

O e-mail marketing é uma estratégia do Marketing Digital que tem como principal fundamento o envio de e-mails para determinado público. O objetivo é enviar mensagens certas às pessoas corretas e em um momento ideal.

É importante não confundir a prática com o envio de spams. A grande diferença é que os contatos são obtidos por meio de uma base de clientes ou leads gerados por meio de algumas estratégias.

E-mail Mkt – o que é e como pode ajudar sua empresa?

Agora que o conceito já está explicado, você sabe como o e-mail marketing pode ajudar a sua empresa? O principal argumento é que atualmente cerca de 3 bilhões de pessoas utilizam e-mail no mundo, número que representa mais de um terço da população mundial!

Outra vantagem é que você terá a certeza de que a sua mensagem vai alcançar o público. Isso porque os e-mails vão ser enviados e pelo menos o assunto será lido, a menos que a caixa do destinatário esteja cheia.

A vantagem do e-mail sobre as redes sociais é justamente a certeza de que a mensagem vai chegar, sem depender de algoritmos. Assim, você precisa focar apenas na estratégia do conteúdo, sem precisar pensar em competir para estar “no topo” de um feed de notícias.

A estratégia também presume que a pessoa que está recebendo os seus e-mails deu autorização para que você faça contato. Mais do que isso, muitas vezes a sua mensagem é esperada.

Desta forma, o e-mail marketing pode ser utilizado dentro da estratégia de Marketing Digital com o objetivo de engajar os leads.

Mas afinal… O que são leads?

Basicamente, os leads são contatos de possíveis consumidores que, em algum momento, confiaram a você as informações pessoais ou profissionais, como nome, e-mail e telefone, em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa ou por meio de um interesse no recebimento de determinadas informações.

Para gerar os leads, você pode, por exemplo, solicitar que a pessoa insira dados pessoais para ter acesso a determinado tipo de conteúdo, produto ou serviço. Assim, você oferece um benefício em troca desse canal aberto de comunicação.

Recursos do e-mail marketing

O e-mail marketing oferece diversos recursos para que você transmita seu conteúdo em formatos variados. Você pode anunciar conteúdo novo em seu blog, mandar uma newsletter, convite para eventos, material personalizado, entre outros.

Para isso, você pode utilizar ferramentas para escolher um template adequado e responsivo, inserir imagens e texto de forma adequada. Uma dica é focar em simplicidade e não poluir seu material.

Conteúdo de relevância

Ao enviar um e-mail marketing, não tenha o foco em enviar anúncios aos leads. As pessoas que se inscreveram para receber suas mensagens não querem receber propagandas, mas conteúdo de relevância.

Desta forma, mantenha o foco em informar por meio de seus e-mails. Tenha em mente o perfil do público que está cadastrado na plataforma de recebimento das mensagens e produza conteúdo personalizado, que possa gerar interesse nestas pessoas.

Isso não quer dizer que propagandas são terminantemente proibidas. Você pode enviar ofertas exclusivas para o público, desde que esse tipo de conteúdo seja esperado pelas pessoas que o estão recebendo, como quando as pessoas se cadastram justamente para receber produtos com preços promocionais.

3 dicas infalíveis para um e-mail marketing de sucesso

Menos é mais

Opte por textos mais curtos para que sua mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva. Evite os famosos textões, pois você pode causar perda de interesse e seus e-mails podem nem ser abertos nas próximas vezes.

Tenha o hábito de enviar poucas imagens e prefira que toda a sua mensagem possa ser lida sem que o internauta tenha que rolar a tela. E-mails mais objetivos são muito mais eficientes, portanto, vá direto ao ponto!

O que o público quer?

Leve em consideração como você conseguiu o endereço de e-mail do público. Foi por meio de um cadastro para receber notícias? Informações? Promoções? Dicas? Ofereça ao leitor justamente o que foi prometido inicialmente, assim, você garante que o conteúdo será lido.

Utilize a linguagem adequada

Não é porque você está enviando um e-mail que ele precisa começar com um “bom dia” e terminar com um “atenciosamente”. É preciso adequar a linguagem ao público que está recebendo a mensagem.

Desta forma, você pode utilizar expressões, gírias e jargões caso as pessoas que forem ler estejam acostumadas com esse tipo de linguagem. Contudo, deve evitá-las se o público demanda uma abordagem mais formal.

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