Como vender bem o ano todo em uma papelaria

Como vender bem o ano todo em uma papelaria?

As papelarias são negócios bastante tradicionais que possuem uma característica bem marcante: os picos de vendas acontecem apenas em um período do ano. Diferentes pesquisas já apontaram que 70% do faturamento anual de uma papelaria acontece apenas no início do ano letivo, e os 30% restante é divido durante os outros meses do ano.

Este aumento de vendas sazonal tem uma explicação: as compras estão associadas a materiais escolares utilizados por alunos e professores, e que são comprados geralmente no período pré ano letivo.

No entanto, se você é dono de papelaria, deve concordar que o ideal é que o seu negócio possa faturar durante todo ano e não dependa apenas de um ciclo de vendas.

Afinal, como vender bem o ano todo em uma loja do segmento Papelaria?

Para ajudar você a combater a época de menor vendas, e a ter uma papelaria lucrativa durante o ano inteiro, separamos dicas importantes:

1 – Conheça bem seu público alvo

publico alvo-como vender bem o ano todo em uma papelaria

Nenhuma empresa tem bons resultados se desconhece o perfil dos próprios clientes, e isto não é diferente no caso das papelarias. Para se ter sucesso, é importante conhecer para quem você vai vender.

Por exemplo, se a sua papelaria está em uma região cercada por escolas, os carros-chefe são materiais escolares. Porém, se sua empresa recebe clientes com um perfil empreendedor para trabalhos manuais, o seu mix de produtos deve também contemplar artigos diversos para artesanatos, por exemplo.

Quando você conhece bem o seu público, as chances de apostar em um estoque assertivo e coerente são maiores, resultando em boas vendas ao longo de todo o ano.

2 – Defina as categorias de produtos de acordo com o público alvo

Depois de conhecer bem o seu público alvo, o próximo passo para vender bem o ano todo em uma papelaria é escolher e categorizar os tipos de produtos que estarão no estoque. É importante planejar esse passo para que você não corra o risco de ter muitos produtos sem giro e quebra de estoque em produtos de grande circulação.

Geralmente, os produtos de uma papelaria podem ser divididos em duas grandes categorias: os de necessidade e os agregados.

Materiais de necessidade: São aqueles itens que fazem o consumidor entrar na papelaria decidido, porque tem certeza que vai encontrar. Eles atendem a necessidade específica do cliente, e por isso, são chamariz ou iscas para a compra da segunda categoria de produtos.

Materiais agregados: Diferentes dos produtos de necessidade, os materiais agregados são vendidos como complementos ideais. Por exemplo, se o cliente entra na loja procurando um grampeador (necessidade), o grampo passa ser o item agregado mais lógico.

3 – Não venda só itens de papelaria: inove o mix de produtos da sua Papelaria

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Quando o assunto é concorrência, as papelarias competem com um número variado de estabelecimentos: Cyber Cafés, Mercados, Lojas de Artigos Variados, e etc. Esses empreendimentos costumam ganhar a atenção dos clientes exatamente porque oferecem um número grande de opções de produtos, incluindo os itens de papelaria.

Como vender bem o ano todo em uma papelaria

Para não ficar para trás, as papelarias precisam se renovar e vender mais do que apenas material escolar e de escritório. É importante que os empresários apostem também em produtos ou serviços complementares, que estejam relacionados com esta área de negócio, como, por exemplo, produtos de decoração, ideias de inovação e presentes criativos.

Quanto mais diversificado for o seu mix de produtos, maiores são as chances da sua papelaria conseguir atender a diferentes perfis e necessidades de consumidores.

No caso em específico da venda de presentes criativos em sua papelaria, são muitas as vantagens:

  • Presentes são trocados o ano inteiro! Os itens mais básicos de uma papelaria podem ter seus picos de vendas apenas no período pré ano letivo, mas os presentes criativos são vendidos o tempo todo.
  • Presentes possuem boa margem de Lucro: Para incrementar o faturamento da sua loja, apostar em presentes criativos pode ser uma grande oportunidade, uma vez que o retorno sobre o investimento é um dos mais rentáveis.

Por exemplo: Você pode comprar um copo canudo criativo por 18,90 e vender por 38,90, com isso seu lucro bruto será de R$ 20,00 em apenas um único produto.

*Essa é apenas uma simulação, tendo em vista que sua loja deve realizar esse cálculo juntos aos demais custos que você possa ter ao adquirir o produto (frete, impostos e etc).

  • Aproveitamento maior de datas comemorativas: Vender papéis e tesouras no dia das mães pode não ser uma tarefa fácil, mas vender presentes criativos é algo certeiro! Se você tiver na sua loja um mix de produtos interessante, vai sempre poder oferecer opções de produtos para datas especiais ao longo do ano, competindo igualmente no comércio em períodos importantes de vendas, como dia dos namorados, dia dos pais, natal e etc.

4 – Ofereça opções de serviços e experiências

Além de variar no mix de produtos, outra boa opção de faturamento é a prestação de serviços. Por exemplo, que tal disponibilizar a opção de impressão e encadernação em sua papelaria?

Ou que tal ainda oferecer a experiência de cursos e oficinas de temas relacionados ao ramo da papelaria? A sua empresa pode se destacar entre a concorrência, oferecendo, por exemplo, cursos de arte, pintura, oficinas de criação e etc. Você pode até fazer parceria com professores, e ainda oferecer descontos entre os alunos para que eles comprem todo o material dos cursos em sua papelaria.

5 – Lembre-se do público amante de papelaria

De uns anos para cá, a internet fez com que surgisse um público bastante específico que busca artigos de papelaria para coleção: os paper lovers.

Então, além dos produtos de necessidade e os agregados, que já mencionamos neste artigo, lembre-se de oferecer produtos especiais para o público “amante de papéis”.

Geralmente, esses produtos possuem uma margem de lucro maior, porque podem ser vendidos em um preço mais alto.

São itens diferenciados, que saem do básico, como washi tapes, blocos com papéis especiais, planners, bullet journals, materiais de escrita diferenciados, canetas tinteiros raras, entre outros. Como são difíceis de serem encontrados, estes materiais podem ser diferenciais interessantes para a sua papelaria.

Agora é a sua vez! Gostou das nossas dicas? Pronto para botar em prática? Tem alguma outra dica para compartilhar? Conta para a gente!

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