como usar o whatsapp para vender mais

Como usar o WhatsApp para vender mais em sua loja de Presentes Criativos

Após a compra do WhatsApp por Mark Zuckenberg (que também é dono e criador do Facebook) o aplicativo de troca de mensagens instantâneas teve um grande salto no números de usuários. A última informação da assessoria do WhatsApp afirma que diariamente 120 milhões de brasileiros estão conectados no app, já no mundo a marca é de 1,2 bilhão de conectados. E é claro que o mercado não deixaria de lado um meio de comunicação protagonista na vida das pessoas passar em branco. Hoje, as grandes empresas adaptaram a utilidade do WhatsApp para vender mais e se relacionar de forma próxima com o cliente. E não precisa ser grande para usar essa tática de vendas e relacionamento, você como dono de uma loja de presentes criativos com certeza deve se inserir nesse meio. E como primeiro passo para utilizar o WhatsApp como método para vender mais é ter disponível um cadastro dos clientes.

Realize e mantenha atualizado os cadastros dos seus clientes

Já falamos aqui no blog, sobre a importância de realizar cadastros de clientes. O cadastro é uma das melhores formas de sondar os costumes de compras dos seus visitantes sem precisar fazer dezenas de perguntas sobre as suas preferências. A partir do cadastro, você consegue fazer publicidades relacionadas às preferências dos seus clientes e de forma prévia iniciar o diálogo de compras. E neste caso, com os dados recolhidos você possuirá o número de telefone e o nome do seu cliente.

NÃO COMPRE cadastros de clientes de outras lojas

Muitos donos de lojas sedentos por ter uma longa lista de contatos e acreditar que quantidade é sinônimo de qualidade, compram listas de contatos de outros estabelecimentos. O problema é quem está contido nesta lista não autorizou você a ter o contato deles, e muitos talvez nem conheçam sua marca. Uma invasão desse nível vai proporcionar que seu número de celular entre para a lista de spam e impossibilitar o envio de mensagens.

Obtenha um número de telefone exclusivo da loja de presentes criativos antes de iniciar o primeiro atendimento on-line.  Ao utilizar um número pessoal você corre o risco de confundir os contatos e enviar mensagens desnecessárias aos clientes. Também é de precaução lembrar de salvar todos os contatos no chip de celular, ou em alguma conta de e-mail, para que caso você perca o aparelho de telefone existam cópias dos cadastros.

Mantenha a conta do WhatsApp da sua loja de presentes devidamente identificada

Você pode optar para imagem de perfil a logo da loja de presentes, por exemplo. Esqueça as imagens de animais fofos ou frases motivacionais. Algumas lojas que possuem a persona da marca mais definida criam personagens ilustrativos para representar o estabelecimento. Já no espaço do “Quem sou eu” coloque informações úteis sobre a loja, por exemplo: Loja de presentes criativos há 10 anos no mercado. Atendimento especial via WhatsApp das 08h às 17h. Fale com a gente ☺

Para o atendimento, você pode criar uma personalidade exclusiva da loja, como ocorre nos atendimentos on-line da Netflix e Magazine Luiza por exemplo. Porém, mesmo entre as mensagens engraçadinhas, as informações exatas e a prestação de serviço continuam em primeiro lugar. Por isso, mantenha sempre o tom profissional nas mensagens enviadas aos seus clientes. E claro, respeite as regras gramaticais do português e evite a todo custo utilizar abreviações para informar algo. Alguns clientes não são tão antenados nas gírias do momento. Ser rápido e simples durante o atendimento via WhatsApp. Não ignore as mensagens dos seus clientes, ao ver o contato responda imediatamente mesmo que seja um simples “Vou confirmar a questão”.

Se optar por criar um estilo personalizado de atendimento, faça uma pesquisa do perfil dos clientes. É um erro pensar que todas as marcas devem ser engraçadinhas na internet, alguns perfis de clientes preferem atendimentos mais tradicionais e sem ‘intimidade’.

Divulgue suas novidades via WhatsApp

Outra forma de utilizar o WhatsApp para vender mais em sua loja de presentes criativos é como um espaço de divulgação de novidades. Aproveite esse local para enviar informações exclusivas, com horários especiais e até demonstrações de produtos recentes. Promoções exclusivas para clientes que estão na sua lista de contatos também dá super certo. O ponto alto de ter o WhatsApp como seu aliado de vendas é ele ser uma ponte direta com seu cliente 24h por dia. E até por esse motivo, o planejamento prévio é preciso. Ele vai auxiliar você a não se tornar aquele contato indesejável do WhatsApp. Tenha uma lista organizada de contatos, com datas, horários e os conteúdos que devem ser enviados para eles. Ter textos padrões para situações frequentes também ajuda na hora do planejamento.

Que tal colocar as ideias em práticas e iniciar contatos via WhatsApp com seus clientes? Conte para gente qual foi sua experiência e os resultados obtidos.

 

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