Como usar o Instagram para aumentar as vendas da sua loja de Presentes criativos

Como usar o Instagram para aumentar as vendas da sua loja de Presentes criativos

Manter-se ativo nas redes sociais é um pré-requisito para quem deseja ser relevante e vender bem na era digital. O fluxo de trocas de mensagens e horas investidas na internet, em muitos casos, ocupam muito mais do que o tempo que passamos indo às ruas, assistindo TV e até conversando pessoalmente com pessoas. Por isso, é tão importante sua loja de presentes criativos estar inserida neste meio e saber como se portar nas mais diferentes opções de plataformas. E para tentar facilitar o seu entendimento sobre como se inserir no meio digital, separamos aqui dicas de como aumentar as vendas da sua loja utilizando o Instagram.

O diferencial do Instagram, frente as outras redes sociais, é que ele é inteiramente direcionado as trocas de fotos e vídeos, criação de histórias de si mesmo e atrelado ao desejo de consumo dos usuários. Nesta rede os grandes textos são substituídos por legendas pequenas e hashtag que indicam os assuntos da foto.

Agora só para quesito de informação, atualmente o Instagram possui mais de 300 milhões de usuários ativos e é visto como a rede social do futuro. Então, se sua loja ainda não tem perfil ativo no Instagram pegue seu celular, anote as dicas e vamos conquistar clientes utilizando esta rede social.

1 – Cuide da qualidade das fotografias, se possível peça aos seus fornecedores

Se o Instagram é uma rede social inteiramente voltada para a imagem, então nada mais importante do que cuidar com as fotografias que você publica nela. Na hora da publicação tenha certeza que sua imagem está em ótima qualidade e cuide para sua imagem ter no mínimo 1080 x 1080 pixels de resolução. Menos que isso, a imagem pode ficar comprometida.

Seu celular não tem câmera boa? Você pode pedir o celular de algum vendedor emprestado ou fotografar utilizando uma câmera digital, depois é só pegar a foto usando um computador. Aliás, existem plataformas que ajudam você a publicar fotos no Instagram através do computador e de forma programada. O Postgrain é uma dessas opções e possui versão gratuita.

Importante: antes de escolher seu fornecedor procure saber se ele possui algum banco de imagens dos próprios que são revendidos. Aqui na Kathavento, deixamos todas as imagens de nossos produtos disponibilizadas em nosso site e redes sociais para que nossos clientes possam usar em suas redes. Ter imagens tratadas e em cenários reais ajuda muita na hora de publicar as fotos no instagram, causa proximidade com o dia-a-dia do consumidor além de ser muito mais estético para a sua marca.

2 – Utilize hashtags e marque a localização na qual a foto foi tirada

As hashtags são pequenas palavras que funcionam como etiquetas para sua foto a fim de colocá-las em bibliotecas virtuais divididas por assuntos. Acompanhadas do # asterisco (jogo da velha), a tag deve ser formada por uma palavra ou por um conjunto de poucas, como por exemplo.

No perfil do Instagram de sua loja de presentes criativos, você publicou a foto de uma almofada no formato de unicórnio. Na hashtag coloque textos como: unicornio #unicorn #almofada #almofadacriativa #presentecriativo

Cada hashtag indicará para qual biblioteca a imagem publicada será direcionada. Utilizar as palavras corretas ajudam em dois aspectos:

O primeiro: ofertar uma maior facilidade para o cliente te achar através de pesquisas de interesse.

A segunda: é que o Instagram possibilita que sua imagem apareça em perfis alheios, mesmo que essa pessoa não siga sua página, a ideia da plataforma é exibir conteúdos que correspondam com o interesse do usuário.

Do mesmo jeito que a hashtag leva para bibliotecas baseadas em temáticas, a localização direciona a sua foto para bibliotecas baseadas em localidades. Deste modo, você poderá aparecer em perfis de usuários que vivem próximos a sua loja de presentes.

3 – Grave stories e também utilize hashtags e localização

Após ser comprado por Mark Zuckerberg, o Instagram recebeu um alto nível de investimento e de novidades. E a principal foi a adição da função dos stories. Essa ferramenta foi baseada no aplicativo Snapchat, ela consiste na possibilidade de você gravar vídeos e tirar fotos e deixar disponíveis para seus seguidores por até 24 horas, depois disso ela some.

O ponto alto de utilizar o stories é que seu perfil aparecerá no topo da tela do celular do usuário, ou seja, você terá uma posição de destaque no aparelho do cliente. Geralmente, esse espaço é utilizado para gravar bastidores, vídeos com dicas de como utilizar os produtos e para anunciar promoções relâmpagos. Aliás, do mesmo jeito que você realizou nas fotos publicadas de forma convencional, utilize hashtags e localização para ser encontrado de forma mais fácil pelos seus clientes e público no entorno.

4 – Feche parcerias com blogueiras e influencers digitais

Já falamos sobre esse tipo de ação em nosso Guia com 20 ações de vendas para promover em sua loja, mas vale a pena reforçar aqui novamente!

O Instagram também é uma rede social importantíssima para a criação do desejo de consumo das pessoas. A imagem, quando utilizada de maneira correta, causa esse desejo e isso acontece 24h por dia. Seja pela TV, pelas revistas ou pelos jornais. Somos bombardeados por imagens de comidas deliciosas, looks lindos, produtos incríveis e lugares paradisíacos. Porém, esse desejo de consumo criado pelas imagens no Instagram, são acentuados quando pessoas influentes aparecem utilizando sua marca.

Os influencers, como são conhecidos na rede, são pessoas conhecidas na internet e que por algum motivo, tem um nível absurdo de influência nas opiniões e nos desejos de consumos de milhares de usuários, e não necessariamente são artistas. É como se aquela jovem popular do colégio influenciasse milhões de outras jovens do colégio.

Por isso, fazer parcerias com influencers é uma oportunidade de impactar milhares de usuários e aumentar seu alcance na rede, que consequentemente vai fazer sua loja vender mais pelo instagram. Com essa ação você reforça a sua marca para quem já conhece seus produtos e também cria a oportunidade de apresentá-los para os usuários desconhecidos. Mas, tome cuidado: antes de iniciar uma parceria com outro perfil, pesquise se o público dele é o público que você está procurando.

Também não é preciso de um grande investimento para fechar parcerias com influenciadores digitais. Você pode pagar para que eles criem conteúdos patrocinados sobre o seu produto, ou enviar brindes para eles. Muitos respondem de forma positiva o recebimento de presentes e costumam citar em seus conteúdos.

Pesquise a qualidade dos perfis dos influenciadores digitiais no site Social Rank https://socialrank.com/

5 – Divulgue seu Instagram em outras redes sociais e em mídias offline

Agora que você já possui um perfil no Instagram e sabe como utilizar ele para vender mais em sua loja de presentes, não esqueça de divulgar. Você pode conectar sua conta ao Facebook, Twitter e ao website se sua loja tiver. Também coloque o usuário do Instagram nas assinaturas do e-mail marketing e distribua o endereço do perfil juntos aos flyers e imagens offline que você entregar.

Aproveite o Instagram para encantar mais clientes e atingir pessoas ao seu redor, assim você conseguirá aumentar as vendas em sua loja de presentes criativos.

Conta pra gente, sua loja já possui conta no Instagram? Coloque o perfil nos comentários 😉

 

Já pensou em revender presentes criativos?

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