Como treinar e motivar sua equipe: melhore os resultados da sua loja

Uma boa relação entre os colaboradores de uma empresa e a liderança é a chave para o sucesso. Manter uma comunicação eficaz e garantir a satisfação dos colaboradores pode refletir diretamente nos resultados.

Por esse motivo, separamos dicas para que você comece o ano com boas perspectivas em sua loja, com base em uma equipe motivada e muito bem treinada para apresentar sempre os melhores resultados!

O que é vestir a camisa?

Ter funcionários que “vestem a camisa” da empresa parece o sonho de todo empresário. Contudo, é preciso entender que vestir a camisa vai muito além de horários cumpridos, obrigações e trabalhos entregues no prazo e, no caso de uma loja, atingir a meta de vendas.

Quando um colaborador veste a camisa da empresa, ele tem um compromisso com aquele local de trabalho, com os colegas, com a liderança e com o que precisa ser feito. Os desafios tornam-se prazerosos e são encarados em conjunto pela equipe.

Quem está na liderança também precisa vestir a camisa, mas de um jeito diferente. Além de sempre estar comprometido com o trabalho, é preciso estar em sintonia com os anseios da equipe.

Proporcionar um ambiente de trabalho adequado, realizar reuniões periódicas, ouvir as reivindicações dos funcionários, abrir espaço para ideias novas e deixar a criatividade fluir são formas de vestir a camisa!

Parece estranho, mas quando um líder veste a camisa, ele não deve tomar tudo para si, fazer prevalecer apenas suas ideias e acumular os trabalhos mais “importantes” ou urgentes. Pelo contrário, é preciso transparecer confiança e ter a capacidade de trabalhar sempre em equipe.

Ambiente de trabalho

Como já ficou claro, o ambiente de trabalho é essencial para que a equipe esteja motivada. Contudo, é preciso que o local seja confortável para os colaboradores em vez de ser projetado para garantir resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, os postos de trabalho não devem ser colocados de forma separada para evitar conversas ou os computadores posicionados de forma a serem observados de forma mais fácil. Esse tipo de atitude gera um clima hostil.

Um bom líder projeta o ambiente de trabalho para que haja integração da equipe e transpareça confiança aos colaboradores. O respeito deve ser construído com essa base, em um ambiente confortável para todos.

Feedback dos colaboradores

Para garantir que a equipe esteja sempre motivada e bem treinada, é preciso estimular um feedback constante por parte dos colaboradores. Para isso, é importante que você crie formas de ouvir os trabalhadores.

Além de reuniões constantes, disponibilize uma “caixa de sugestões”, que pode ser física ou virtual. Abra sempre as mensagens e mostre que você está considerando aquelas opiniões.

A prática não é indicada apenas para assuntos relacionados à forma ou ambiente de trabalho. Estimule os colaboradores para falarem também sobre as estratégias da empresa e mudanças para que os resultados sejam alcançados de forma mais fácil para todos.

Meça os resultados e defina metas

Sempre em equipe, meça os resultados, mostre para todos o que foi feito em determinado período. O balanço pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual para apresentar aos colaboradores a importância do trabalho que vem sendo feito.

Tome cuidado para não fazer críticas destrutivas, cobrando demasiadamente o grupo por uma queda nos resultados ou apontando culpados. O melhor a se fazer é estabelecer novas metas, estratégias, estimular que sejam dadas sugestões e criar bonificações para quando algum objetivo for atingido.

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