como se preparar para o dia dos pais kathavento

Como se preparar para o Dias dos Pais

Comemorado aqui no Brasil no segundo domingo de agosto, a data dos Dia dos Pais está quase chegando. A data costuma movimentar o varejo e é sinônimo de oportunidade para lojistas que possuem lojas físicas ou online. As promoções e condições especiais de pagamento do período costumam ser os grandes chamarizes para consumidores que aproveitam a ocasião e buscam presentes para os papais.

Mas para aproveitar a data da melhor forma, os donos de lojas precisam se preparar desde cedo, especialmente se o objetivo é se destacar entre a concorrência e ser a primeira opção do cliente.

Se este é o seu caso, e você quer aprender como se preparar para o Dia dos Pais, esse post é para você. Nele vamos compartilhar dicas práticas de como você pode atrair mais clientes e alavancar as vendas nesta ocasião.

Como vender mais no Dia dos Pais

Antes de mais nada, é importante lembrar que quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados. E para isso, você deve cuidar de pontos importantes em sua loja:

1 – Levantamento de estoque

Ter uma boa organização do seu estoque é o que vai garantir que o dia dos pais vai chegar sem que você tenha acúmulo ou falta de produtos para a data. O levantamento também ajuda os lojistas a controlarem suas finanças e o espaço físico do lugar de armazenamento de produtos.

Portanto, na hora de se preparar para o dia dos pais, o primeiro passo é realizar o levantamento de estoque da sua loja. Faça um controle com o registro de tudo o que a sua loja possui, descrevendo o que, quanto, qual o custo unitário e o custo total dos produtos. Verifique também produtos que combinem com a data para que você possa promovê-los junto aos lançamentos.

Não deixe de ler: 7 Erros mais comuns com a gestão de estoque e como resolvê-los

2 – Preparação da Vitrine

A vitrine é o principal chamariz de clientes de lojas físicas, uma vez que é o primeiro contato de uma pessoa que passa por perto tem com o estabelecimento.

Uma vitrine criativa é capaz de atrair o olhar do consumidor, funcionando como um convite para que ele conheça o interior de uma loja, e consequentemente, faça algumas compras. Assim, a vitrine influencia diretamente no aumento de vendas.

A sua vitrine de dia dos pais precisa estar de acordo com o seu público alvo (geralmente o filho, que vai identificar o perfil do próprio pai e se interessar pelas mercadorias). Ela também precisa ter uma comunicação consistente com o interior da loja, e expor produtos chamativos e atraentes.

Para uma vitrine de dia dos pais bem elaborada:

  • Apresentar os lançamentos
  • Promover um mix de produtos masculinos
  • Contar uma boa história com a temática de Dia dos Pais
  • Iluminar adequadamente para dar destaque aos produtos

Como organizar sua loja de presentes criativos.

3 – Inovação do mix de produtos de dia dos Pais

O seu consumidor espera inovação e criatividade na hora de presentear o próprio pai, e é isso que a sua loja deve apresentar como opção de presente. Ter um bom mix de produtos pode potencializar o poder de vendas da sua loja, uma vez que você terá o produto adequado para cada perfil de consumidor.

Campanha Dia dos Pais Kathavento - Novidades e Conceito

Aqui na Kathavento, por exemplo, oferecemos uma grande diversidade de opções para todos os tipos de pais. São presentes criativos, com a pitada certa de emoção que a data pede.

4 – Criando um ponto focal com produtos da data

Em termos gerais, o “ponto focal” é um ou vários locais em sua loja que atraem o olhar do consumidor.  Nestes espaços, os produtos são organizados com o objetivo de chamar a atenção para uma determinada ação, que pode ser a compra de produtos ou a visualização de materiais de Visual Merchandising.

Se a sua loja é pequena, o seu Ponto Focal pode ser representado por uma prateleira ou tótem onde o produto está posicionado de forma a ganhar destaque. Em lojas grandes, você pode usar e abusar de displays e cenários para valorizar o seu produto.

Nestas áreas, opte por expor produtos com grande apelo, como lançamentos ou promoções de alto giro.

5 – Planejando ações de vendas

Quando chega o dia dos pais, o seu cliente já está esperando ações diferentes com vantagens claras que o farão escolher uma ou outra loja na hora de comprar o presente. Por isso, na hora de se preparar para a data, é importante planejar ações que agreguem valor ao cliente e promovam seus produtos de forma a alavancar as suas vendas.

Algumas sugestões interessantes de ações de vendas para o dia dos pais:

  • Ofereça descontos atrativos em produtos “encalhados”
  • Adicione brindes à compras a partir de determinados valores
  • Ofereça fretes grátis ou expresso, no caso de lojas virtuais
  • Crie pacotes e kits  especiais para a data
  • Oferecer vale-presentes
  • Faça sorteios ou concursos culturais

6 – Preparando as publicações das redes sociais

As redes sociais são ferramentas importantes na hora de divulgar todas as ações de vendas e lançamentos que a sua loja preparou para o dia dos pais. Mas, de novo, vale o aviso: não dá para deixar tudo para a última hora.

O ideal é que desde agora você já faça o planejamento, a criação, e a programação das postagens que serão feitas nas redes oficiais da sua loja durante todo o período. Use estas publicações para dar destaque às muitas opções de presentes e convide o seu público para interagir.

Como se preparar para o Dias dos Pais

7 – Avisando os clientes, seja por email, whatsapp ou redes sociais

Se você tem o contato do seu consumidor, é hora de mostrar para ele que você é o tipo de loja que avisa quando existem oportunidades que o cliente não pode perder!

Aproveite a data para enviar à sua base de cadastros de clientes as suas melhores ofertas por e-mail, WhatsApp ou Redes Sociais.

Em toda a comunicação, procure ser claro quanto a prazos e políticas de venda, e crie um senso de imediatismo em todas as chamadas para que o consumidor veja que não pode perder tempo na hora da compra.

Quer saber mais sobre esses temas? É só clicar nos links abaixo!

8 – Separando uma pequena verba para anúncios nas redes sociais

O alcance orgânico da maioria das redes sociais tem caído muito nos últimos tempos, o que significa que cada vez mais é necessário fazer anúncios.

A vantagem de um anúncio é que você pode segmentá-lo para atingir o público certo, com data de início e fim de campanhas. O nível de personalização de público é tão grande, que você pode, até mesmo, criar campanhas que atingirão pessoas que transitam muito próximo da sua loja física.

Guia Rápido - Como anunciar sua loja no facebook e instagram gastando pouco

9 – Motive seus vendedores

O bom atendimento vai ser um dos fatores que influenciarão na experiência do seu cliente em sua loja, garantindo que ele volte ou não a fazer negócios com você. Por isso, ter uma equipe motivada na hora da venda é algo bastante importante.

Existem muitas formas de motivar os seus vendedores, mas uma das principais é mostrar que ele pode contar com você a todo tempo e que o sucesso das vendas é o sucesso de toda a equipe.

Mas para o sucesso da sua campanha de dia dos pais, uma prática interessante de motivação dos vendedores é a recompensa financeira com um sistema de comissões específicas para os itens vendidos de dia dos pais. Ou você pode, ainda, dar prêmios para os vendedores que tiveram mais peças por atendimento, ou alguma outra métrica de desempenho.

Aproveite para ler: 10 Ações para motivar sua equipe e ter sucesso nas vendas

 

Preparar a sua loja para o dia dos pais pode parecer trabalhoso à primeira vista, mas no final das contas, é só seguir as nossas dicas. Temos certeza de que se você seguir todos os truques que compartilhamos neste post, a sua loja tem tudo para arrasar nas vendas nesta data tão importante do ano.

E você, como costuma se preparar para o dia dos pais? Tem alguma outra dica para compartilhar? Conta pra gente!

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH