Como montar a loja online sua empresa no Instagram

As vendas pela internet estão crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostra que o comércio eletrônico será responsável por movimentar cerca de R$ 80 bilhões até o fim de 2019.

Neste contexto, as redes sociais são responsáveis por 21% dessas vendas, segundo informações divulgadas na ª edição do NuvemCommerce Relatório Anual de comércio eletrônico 2018, da Nuvem Shop.

Com essa movimentação bilionária advinda das redes sociais, quem possui uma loja deve apostar algumas fichas neste importante canal de comunicação. O investimento deve ter foco principalmente no Instagram, que é a plataforma que concentra o maior percentual de vendas.

Ao todo, 59% das transações feitas via redes sociais foram realizadas por meio do Instagram. Isso significa que mais da metade dos produtos vendidos foram comercializados graças a essa importante ferramenta.

Em seguida, está o Facebook, responsável por 37% das vendas realizadas via redes sociais no Brasil, enquanto o YouTube motivou apenas 3% das movimentações comerciais e o Pinterest, 1%.

O número de pessoas que utiliza o Instagram também é um excelente motivo para investir nessa rede social. Isso porque o Brasil é o segundo país que mais usa a ferramenta no mundo, com 66 milhões de perfis. Perdemos apenas para os Estados Unidos, que tem 110 milhões de usuários ativos.

Instagram Shopping

Em 2017, o Instagram lançou nos Estados Unidos uma ferramenta que facilita, e muito, a venda por meio da rede social. Com isso, é possível agora adicionar links para produtos e serviços em publicações.

Com a função liberada, cada publicação recebe um ícone de “Toque para ver” no canto inferior esquerdo das fotos. Quando o usuário clica, visualiza uma lista com vários produtos na publicação.

Outra opção é por meio de marcação do produto na imagem. Assim, quando o usuário selecionar a parte em que a foto está marcada, uma nova aba é exibida para que seja possível efetuar uma compra.

Por fim, se o usuário clicar no link “Comprar”, é direcionado a uma página do produto no site da empresa responsável pela publicação.

Como criar uma loja no Instagram

Para ter o recurso Instagram Shopping ativado, é preciso cumprir alguns requisitos. O principal é ter uma conta comercial na rede social e ter um e-commerce, pois o aplicativo não processa as compras, mas redireciona para o site do vendedor.

Além disso, é preciso que os produtos físicos estejam de acordo com as políticas e diretrizes comerciais do Instagram, que podem ser conferidas na própria plataforma, em detalhes. Além disso, o perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook.

Com tudo pronto, basta acessar o perfil do Instagram com a conta comercial, clicar em “Começar” na parte superior da tela ou nas configurações e seguir o passo a passo exibido pela própria ferramenta.

Em seguida, basta escolher uma foto, colocar legenda, tocar no produto, marcar o item com o nome que está no catálogo, compartilhar e aguardar que os interessados entrem em contato por meio do link disponibilizado na publicação.

Dicas de formato de conteúdo

É redundante dizer que para vender bem no Instagram é preciso investir em boas imagens, mas nunca é demais dizer: poste fotos com boa qualidade, em um ângulo que favoreça o produto e não deixe dúvidas sobre o que está sendo vendido.

Além disso, tenha um feed alinhado esteticamente com o conceito dos produtos que você está comercializando. Busque utilizar o mesmo tom e estilo de edição, para que o internauta consiga identificar rapidamente que aquele produto é seu.

Use hashtags para que o seu produto alcance mais pessoas e tente abranger todos os temas que possam ser pesquisados por interessados em comprar o item que você está vendendo.

Além de fotos, você pode usar vídeos curtos para chamar a atenção e vender o seu produto. O recurso pode ser utilizado tanto no feed quanto nos stories ou, até mesmo, no IGTV, que já é acompanhado por muitos usuários.

Seguindo essas dicas, você terá espaço entre as vendas bilionárias movimentadas pelo Instagram!

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH