Como inovar a linha de produtos de uma papelaria

Como inovar a linha de produtos de uma papelaria

Se você é dono de uma papelaria, deve saber que um dos grandes vilões do seu negócio é a venda sazonal. Se a sua loja vende apenas materiais específicos, o principal período de faturamento é o pré-ano letivo, com uma grande movimentação de clientes buscando materiais escolares.

O problema é que ao vender itens apenas essenciais de uma papelaria, além das vendas terem picos em apenas um período do ano, existe um outro dilema: a concorrência grande.

Itens como cola, tesouras, cadernos, lápis, canetas, e entre outros, podem ser facilmente encontrados em supermercados, armazéns, lojas de variedades e etc; o que significa uma grande competição para donos de papelaria.

Em outras palavras, se você deseja faturar bem durante o ano inteiro, e não quer perder clientes para outros mercados, é preciso fazer mais do que vender o essencial. É preciso inovar em estratégias e produtos para manter o negócio sadio o ano inteiro.

Como inovar o mix de produtos de uma papelaria?

Antes de mais nada, é importante aprender a diferença entre produtos essenciais e produtos diferenciais atrativos para o consumidor.

  • Os produtos essenciais são os itens quore do seu negócio, que classificam a sua empresa em determinado nicho. No caso das papelarias, estes produtos podem ser, por exemplo, papéis variados, pasta arquivo, grampeador, tintas, pincéis e etc.
  • Os outros produtos e serviços oferecidos com o objetivo de atrair o olhar do consumidor são os itens diferenciais. Em papelarias, essas mercadorias auxiliam a complementar o rendimento do negócio durante o ano, e podem ser até oferecidos como teste antes de fazerem parte dos serviços ou produtos essenciais ao negócio.

Decidir inovar a linha de produtos de uma papelaria não quer dizer que você deve vender uma variedade enorme de todas as coisas. Na verdade, é importante fazer pesquisas e entender o que é ideal para o seu negócio se estabelecer e se destacar entre a concorrência.

Inove o mix de produtos da sua papelaria com presentes criativos

Como inovar a linha de produtos de uma papelaria

A principal vantagem em investir em presentes criativos para inovar em sua papelaria é que você vai contar com itens que podem gerar vendas o ano todo! Afinal, a todo momento existe alguém sendo presenteado, sendo em situações particulares, como aniversários, aniversários de namoro, casamento, batismos, e etc. Ou ainda nas muitas datas comemorativas durante o ano, como Dia das Mães, dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Com um mix de presentes criativos, você tem opções de produtos para oferecer ao seu cliente em momentos bastante especiais.

Venda durante o ano todo e não apenas no período do Volta às Aulas

Quando você encontra o mix ideal para a sua papelaria, acaba não dependendo mais do volta às aulas para faturar mais. Na verdade, os presentes criativos deixarão a sua loja na memória do consumidor em momentos bastante marcantes, uma vez que presentear é uma das formas que as pessoas  encontram de demonstrar seu afeto e carinho aos seus entes e amigos queridos.

Faça o cliente querer circular na sua loja

O comportamento do consumidor de papelarias costuma ser o de compras específicas e pontuais. Geralmente, ele já entra no estabelecimento com uma ideia fixa do que deseja comprar.

Quando você traz novidades e novas opções de produtos, você vai incentivar a compra não planejada – aquela por impulso. Por exemplo, ele pode entrar em sua loja buscando comprar uma régua, e acabar se interessando por canecas, bichinhos de pelúcia, porta chaves divertidos e etc.

Os presentes criativos vão incentivar o seu consumidor a circular pela loja, criando mais situações de vendas.

É claro que para isso, você precisa criar boas estratégias de exposição e composição da sua linha de produtos criativos, colocando, por exemplo, no fundo da loja produtos bem coloridos e chamativos. Esses presentes criativos posicionados em pontos focais vão funcionar como um convite para que o consumidor entre e veja do que se trata.

No caminho, você pode expor nas prateleiras as outras opções de produtos que despertem o desejo de compra. Os itens mais pequenos e essenciais podem estar junto ao caixa, como chaveiros, canetas, réguas, borrachas, e outros itens com preços atrativos.

Se diferencie entre os concorrentes

Finalmente, quando você traz para o seu mix uma linha de produtos criativos, a sua loja passa a ser uma referência também em opções de presentes, o que gera muito valor agregado para o seu estabelecimento.

O cliente, ao entrar em seu negócio, saberá que não vai encontrar apenas o básico: ao buscar por coisas criativas e diferentes, ele saberá que a sua loja é o endereço certo para se surpreender.

Outras vantagens em ter uma linha de presentes criativos em seu mix de produtos

Se você optar por vender produtos da Kathavento em sua papelaria, as vantagens não param:

  • Margem de lucro de até 60%
  • Acréscimo de até 40% no seu faturamento anual
  • Presentes criativos personalizados de acordo com o público da sua papelaria

Aproveite para conferir: 7 Motivos para começar a revender presentes criativos Kathavento!

E aí, quer saber mais como inovar a linha de produtos da sua papelaria? Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como a Kathavento pode ajudar você a vender mais o ano inteiro!

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