Como começar a usar o e-mail marketing em sua loja de forma simples

Como começar a usar o e-mail marketing em sua loja de forma simples

O email marketing é uma excelente ferramenta para lojas que desejam criar e nutrir relacionamentos com sua rede de contatos. Seja para promover conteúdos especiais, compartilhar descontos, divulgar lançamentos ou enviar newsletters, uma campanha de emails pode ser a opção mais barata e certeira, em termos de ROI.

Muitos lojistas desconfiam da efetividade do e-mail marketing, e esquecem que, cedo ou tarde, a maioria dos clientes vai acessar suas respectivas caixas de mensagens. Se você dono de loja não está lá, é bem provável que o seu concorrente está, reforçando a comunicação dele na caixa de entrada do consumidor.

Usando o e-mail marketing em sua loja

Nos últimos anos, especialmente com a modernização das ferramentas de disparo, o e-mail tem se tornado uma das partes mais efetivas do marketing digital das lojas virtuais. Se você já entendeu a importância de estratégias que incluam a comunicação por e-mail, e quer desfrutar das vantagens de uma taxa de aquisição de cliente menor e uma maior retenção, confira algumas dicas para começar a usar e-mail marketing em sua loja de maneira simples:

1 – Crie uma base de contatos de forma estratégica

Não caia na cilada de comprar base de contatos prontas, porque isso trará muitas pessoas que não conhecem a sua loja e nem deram a autorização para que você enviasse e-mails. Quando os contatos são comprados, você pratica Spam, algo que além de não recomendado, é proibido.

Você tem várias formas de conseguir o contato dos seus clientes: Pode ser por meio de uma promoção, depois da finalização de uma compra, seja direto no caixa da sua loja ou através do site ou com pop-ups em seu site.

Tome o cuidado para que as pessoas da sua lista estejam lá de forma voluntária, para que as suas campanhas sejam mais assertivas e interessantes.

Além disso, na hora de captar e-mails, inclua alguns campos de cadastro (como gênero) para identificar o perfil dos participantes da sua base de contatos e enviar a mensagem certa para os seus clientes.

Se sua loja não tem loja virtual, não tem problema! Como citamos acima, você pode pedir aos seus clientes o e-mail deles para enviar novidades e promoções de sua loja.

Aproveite para ler o conteúdos que já publicamos aqui no blog, que fala sobre Como o cadastro de clientes pode aumentar as vendas da sua loja.

Dica bônus: Ofereça algo em troca do e-mail!

Às vezes, tudo o que você precisa para obter o contato do usuário é de um pequeno incentivo: ofereça frete grátis na primeira compra, 10% de desconto, ou algum outro gift card em troca da inscrição na newsletter.

2 – Busque uma boa ferramenta de Email Marketing para sua loja virtual

Evite fazer o envio de e-mails de forma manual, porque além de ser muito trabalhoso, você pode acabar perdendo dados importantes sobre o comportamento dos usuários.

As ferramentas de Email Marketing  possuem tecnologia para acompanhar informações sobre a entrega da mensagem, tais como taxa de abertura, de clique, de spam e etc. Você também pode efetuar testes AB e ainda programar envios recorrentes e disparados de forma automática.

Existem diferentes plataformas no mercado, e algumas são gratuitas (como a Mailchimp) até um certo número de contatos.

3 – Seja relevante

Se o seu cliente se predispôs a oferecer o próprio contato, não desperdice a oportunidade com informações inúteis. Envie mensagens com conteúdo relevante para a sua audiência, e se possível, personalize a mensagem de acordo com o perfil de compra.

Por exemplo, se o seu cliente tem no histórico a compra de determinado casaco, você pode enviar uma newsletter com dicas de presentes para sua mãe, decoração de casa e etc.

Veja alguns exemplos de conteúdos interessantes:

  • Recomendações: Se a sua plataforma de envio está integrada com o seu e-commerce, você pode verificar o que o seu cliente comprou ou adicionou a lista de favoritos. Envie dicas de produtos que são relacionados aos itens de interesse do consumidor.
  • Lembretes de compra: Se você sabe o tempo médio de consumo do seu produto, pode enviar um lembrete de acordo com a última compra para que o cliente não fique sem o item e possa substituí-lo antes de terminar.
  • Felicitações de aniversário: Todo mundo ama presentes, seja de familiares, colegas de trabalho ou lojas virtuais. Por isso, é importante aproveitar o mês de aniversário de um cliente e oferecer cupons de desconto e brindes como oportunidades para fazer ele voltar em sua loja.
  • Lembretes de carrinho abandonado: Os lembretes de carrinho abandonado são simples de serem configurados, e são capazes de trazer o seu consumidor de volta à sua loja, especialmente se ele deixou o site por alguma distração.
  • Feedbacks: Os clientes costumam se sentir importantes quando questionados sobre as suas opiniões.

4 – Não esqueça de testar os resultados

Uma boa estratégia de e-mail marketing é resultado de enviar, teste, análise e aprimoramento. Não pense que os dados fornecidos pela sua plataforma de disparos são apenas para que você tenha informações curiosas sobre o seu público. Na verdade, as informações são essenciais para que você verifique o desempenho de suas campanhas e o ROI de todo o investimento.

Concluindo:

O e-mail marketing não precisa ser apenas um canal onde você envia ofertas: ele tem o potencial de ser um canal onde você aprende mais sobre o seu consumidor, e constrói relacionamentos duradouros com a sua marca.

E agora é com você!

Pronto para começar a usar o e-mail marketing em sua loja de forma simples? Você já tem uma estratégia de e-mails marketing?

O que achou de nossas dicas? Conte pra gente nos comentários!

Se você ainda tem dificuldade com o uso de e-mail marketing, você pode começar a usar o Whatsapp e as redes sociais para apoiar suas vendas. Aqui no blog, nós já falamos sobre esses temas, aproveite para dar uma olhadinha!

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