Como aumentar as vendas no dia dos namorados

Como aumentar as vendas no dia dos namorados

Aqui no Brasil o Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas com o maior número de vendas do ano, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Nessa época, os setores de floricultura, presentes criativos, moda, acessórios, cosméticos e perfumaria estão nas listas dos que mais podem se beneficiar com a data.

Mas não é porque a sua loja já é especializada em itens como os listados acima que você pode cruzar os braços e simplesmente esperar que as clientes venham. Na verdade, para aumentar as vendas no dia dos namorados é preciso de algumas estratégias.

Como vender mais no dia dos namorados?

O maior benefício de datas como o dia dos namorados é que os consumidores estão dispostos a investir um pouco mais do que estão acostumados, já que, geralmente, vão presentear alguém com ligação afetiva.

Por isso, lojistas podem aproveitar o momento para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, resultando em um faturamento positivo no período.

Como a data já está se aproximando, é hora de você pensar nos planos para vender mais no dia dos namorados. E para isso, ajudamos você com algumas dicas:

1 – Prepare o estoque

Datas sazonais costumam criar uma certa expectativa por parte do comprador. Durante o período pré dia dos namorados, muitos clientes visitam as lojas apenas para conferir novidades. É por isso que todo o lojista precisa estar preparado para o crescimento da demanda de clientes nesta época do ano.

Por isso, é  necessário que você organize a sua loja em relação ao estoque e a logística, especialmente no caso dos e-commerces.

– Faça um levantamento do que há no estoque;

Verificar o que você já tem estoque é importante para que você faça compras inteligentes e evite a chamada “ruptura”. Aliás, a quebra de estoque durante o período de vendas do dia dos namorados pode acarretar na perda de clientes, e formar uma imagem negativa da loja na cabeça do consumidor.

– Pense na embalagem

Na hora de organizar o estoque, também é importante planejar o tipo de embalagem que será usada para cada produto. É que nesse período, a compra de presentes é bastante comum, e quando uma marca também oferece embalagens bonitas e customizadas, ela acaba cativando o consumidor.

– Antecipe suas compras

Com o levantamento do estoque em mãos, é importante planejar e comprar com antecedência os produtos que serão lançamentos específicos para a marca. Não deixe para abastecer o seu estoque na última hora, para evitar imprevistos (como atrasos na entrega). Lembre-se também que muitos fornecedores oferecem descontos para compras antecipadas.

– Giro de Produtos

Tenha o cuidado de analisar diariamente o giro dos produtos que foram comprados para o mês dos namorados para acompanhar o desempenho de vendas, e evitar ruptura de estoque durante o período. A atenção especial deve estar nos produtos promovidos na vitrine, flyers e em pontos focais da sua loja.

2 – Inove nos produtos

Todo casal deseja surpreender o cônjuge no Dia dos Namorados, e por isso, a procura por presentes criativos é bem maior nessa época do ano.

Para sair na frente, é preciso oferecer itens com a temática definida do dia dos namorados, mas com o cuidado de apresentar opções para os diferentes tipos de públicos: dos namorados dos recentes, aos casais que completam muitas bodas.

Aqui na Kathavento desenvolvemos várias temáticas de produtos criativos, pensando nesta demanda exigente e específica que invade as lojas para encontrar o presente perfeito de dia dos namorados.

Presentes criativos dia dos namorados Kathavento

3 – Faça promoções

Obviamente, os seus clientes também vão procurar por boas promoções. O consumidor provavelmente vai buscar ofertas que representem verdadeiras oportunidades de consumo.

Então, para atrair esse público para a sua loja, e aumentar as suas vendas no dia dos namorados, é importante criar estratégias de promoções. E a melhor forma de planejar uma oferta é pensando em seus objetivos, produtos e consumidores.

Por exemplo, se você precisa desencalhar um item do estoque, promoções que combinam produtos antigos com lançamentos podem ser boas pedidas. Agora, se a sua ideia é simplesmente aumentar vendas, o desconto de porcentagens pode funcionar melhor.

Kathavento Presentes Criativos - Inove nas ações de vendas

4 – Promova antecipadamente as suas promoções de dia dos namorados

Se você já vem coletando o e-mail ou outras informações de contato da sua clientela, e possui uma lista considerável de cadastros é hora de aproveitar esse trunfo que você tem nas mãos.

Aproveite os contatos para informar o seu público sobre as promoções e os lançamentos específicos do dia dos namorados. Quanto antes você avisá-los, melhor, já que eles vão sentir um o senso de oportunidade de compra.

Além disso, quando você avisa a sua clientela de maneira antecipada, não corre o risco de enviar promoções depois que os seus clientes já foram às compras na concorrência.

Recomendamos sempre que você envie e-mails ou outras formas de contatos uma semana antes do início da promoção, seguido de um e-mail follow-up alguns dias antes do dia dos namorados. Esse e-mail perto da data comemorativa cria um senso de urgência no consumidor.

Leia também: Como usar o WhatsApp para vender mais em sua loja de Presentes Criativos

5 – Prepare sua equipe

Se você quer aumentar as vendas no dia dos namorados, precisa esperar um número maior de clientes entrando na sua loja. Portanto, é preciso preparar a equipe para que ela possa oferecer um bom atendimento.

Um time bem preparado é sinônimo de vendas melhores e satisfação dos seus clientes. Portanto:

– Mude a escala dos horários de pico:

Se você tem um bom controle dos horários e dias de pico, organize a sua equipe para que haja um bom número de funcionários atendendo nas horas em que a sua loja estará mais movimentada.

– Treine o seu time:

A sua equipe precisa estar apta para compreender o desejo do cliente, e oferecer a melhor solução em presente possível. Além disso, o atendente precisa ter a noção de que alguns horários estarão mais movimentados do que outros, mas ainda assim, é preciso ter paciência e ser receptivo com a clientela.

Ebook Tecnicas de atendimento para sua equipe vender mais

6 – Organize a loja para destacar produtos estratégicos

Quem aqui nunca entrou em uma loja com a impressão de que a qualquer momento algo iria cair das prateleiras e causar um grande distúrbio? Temos certeza que essa não é a impressão que você quer passar com a sua loja.

No entanto, quando a sua loja não possui uma exposição de produtos bem elaborada, ela pode dar a impressão de que o local está desorganizado. Por isso, é importante prestar atenção no layout da loja, e na exposição dos produtos, tomando o cuidado de posicionar os produtos da vitrine em lugares que possam ser facilmente encontrados pelos clientes (já que muitos entram em uma loja porque viram algo que chamou a atenção na vitrine).

Agora é sua vez!

Que tal embarcar no tema da data e mostrar um pouco de amor aos seus consumidores? Siga as nossas dicas, encante a sua clientela e aumente as vendas no dia dos namorados!

E você, que estratégias usa para vender mais na data mais romântica do ano? Conta para a gente!

[eBook] Tudo o que você precisa saber para vender mais no Dia dos Namorados

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH