Chefe x Líder: Qual é o seu perfil?

Você sabe se tem perfil para ser líder ou apenas chefe?Conhece as diferenças entre liderar uma equipe ou simplesmente ser chefe dos funcionários de uma empresa?

É essencial entender a diferença entre ambos, para poder compreender os resultados que uma equipe de profissionais pode trazer. Quem está na liderança deve agir com uma postura adequada ao cargo.

Chefe x Líder: entenda as diferenças

O chefe tende a impor ordens, estabelecer regras sem considerar o que é melhor para uma equipe, ser autoritário, não levar em consideração o bem-estar dos colaboradores e pensar exclusivamente em lucro e resultados.

Um chefe faz com que os funcionários sintam medo e não respeito. Desta forma, a equipe começa a ser motivada erroneamente pelo medo de ser demitido ou sofrer algum tipo de punição.

Além disso, o chefe nunca motiva os trabalhadores. Os métodos e local de trabalho sempre são adequados ao que a figura superior quer, resultando em colaboradores insatisfeitos e muito menos produtivos.

Por outro lado, um líder conduz as pessoas e é fonte de inspiração. Em vez de assumir uma posição superior e autoritária, opta por andar lado a lado com os trabalhadores.

Além disso, o líder não está com o foco nos resultados, mas na melhor maneira de conseguir alcançá-los. Desta forma, você não verá um bom profissional em um cargo de liderança impondo condições de trabalho não satisfatórias, mas preparando a equipe para que juntos consigam chegar no objetivo estipulado.

5 dicas para se tornar um excelente líder

– Aprenda a ouvir

Seus colaboradores precisam ter voz e você precisa motivá-los a falar. Frequentemente, converse com os trabalhadores sobre o que eles gostariam que melhorasse no ambiente de trabalho, na metodologia e até mesmo nos projetos que estão sendo desenvolvidos e executados.

Além de sempre abrir espaço para que os trabalhadores falem, um bom líder precisa aprender a ouvir. Desta forma, se um funcionário apresentar uma crítica, não rebata com grosseria ou o ignore. A postura mais adequada é levar em consideração e, se não for possível realizar alguma mudança, explicar de forma calma os motivos.

Por sua vez, se o trabalhador trouxer alguma sugestão, é importante mostrar a ele que a ideia foi considerada, mesmo que não seja efetivamente colocada em prática. Atitudes como esta motivam os trabalhadores a serem proativos e sentirem vontade de trazer soluções em prol da empresa.

– Dê feedbacks com frequência

O feedback é extremamente importante para o trabalhador. Não deixe de dizer a sua equipe o que poderia melhorar e o que está adequado. Isso vai garantir a continuidade de um bom trabalho e evitar que comportamentos inadequados sejam mantidos.

Independentemente de ser um feedback positivo ou negativo, opte por fazê-lo pessoalmente, olhando no olho de cada funcionário, quando possível pelo tamanho da empresa. Neste caso, o trabalhador terá a satisfação de ser elogiado ou poderá ter a chance de explicar quando algo não está indo tão bem.

– Motive sua equipe

Um bom líder motiva a equipe. E não pense que motivação está ligada apenas a bonificações ou aumentos salariais constantes. Esta é apenas uma das estratégias possíveis para levar motivação ao time de funcionários.

Motivar a equipe inclui estar sempre presente em cada realização de atividade, integrar equipes, conhecer os profissionais, valorizar as ideias dos colaboradores e ser fonte de inspiração por meio do seu próprio trabalho.

Os feedbacks construtivos também são essenciais para motivar os trabalhadores. Isso porque eles têm a sensação de que você está vendo o que está acontecendo. Essa é mais uma prova de que comunicação é essencial.

– Reconheça os resultados dos colaboradores

Outra maneira de motivar os profissionais é propor desafios e, quando cumpridos, reconhecer o bom trabalho por meio de elogios, eventos, um simples almoço ou jantar, oferecer um dia de folga ou um curso especializado.

– Amplie seus conhecimentos

Um bom líder sabe o que está fazendo e conhece muito bem a própria área de atuação. Portanto, para ser um exemplo para a sua equipe, você deve sempre buscar ampliar seus conhecimentos.

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