Carnaval: Como preparar sua loja para o movimento da maior festa popular do mundo

O carnaval movimentou cerca de R$ 8 bilhões no Brasil em 2019, segundo estimativa do Ministério do Turismo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as vendas cresceram 3,9% em fevereiro do ano passado, comparado ao feriado do ano anterior.

Quer saber como preparar sua loja para o carnaval e vender muito na época da maior festa popular do mundo? A principal dica é começar os preparativos logo depois do Ano Novo para ter tempo de planejar todos os detalhes.

Um bom estoque, promoções que valem a pena para os dois lados e uma decoração de encher os olhos são as principais dicas para fazer sucesso nas vendas nesta época do ano. Confira os detalhes de cada etapa:

  1. Planeje o seu estoque

Se você tem uma loja de presentes precisa preparar o seu estoque, considerando o perfil de compra do consumidor nesta época. Artigos sazonais são bons atrativos para conquistar novos clientes.

Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que os produtos mais consumidos no carnaval são as bebidas, como cerveja, refrigerante e água.

Segundo informações da Nielsen Company, empresa que realiza pesquisas de mercado, o consumo de cerveja aumenta 58,2% nesta época do ano, enquanto o de refrigerantes cresce 9,6%. As carnes têm aumento de 6,1% no consumo e os salgadinhos, 3,4%.

Contudo, se você não vende bebidas, pode investir em produtos relacionados, como os itens da coleção Bom Bebedor da Kathavento, que reúne canecas decoradas, copos divertidos, abridores de garrafa criativos, taças, entre outros.

Confira: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/6

  1. Bloquinhos de rua, ai vamos nós!

Como já sabemos, carnaval combina com folia e  os bloquinhos de rua estão cada vez mais em alta. Por isso, é preciso considerar que seu cliente pode ser um destes fanfarrões a procura por produtos para a data, afinal, se destacar na multidão é preciso!

Que tal investir em produtos diferentões?

A linha “divertido” da Kathavento pode ser uma opção para seu cliente ser único no bloquinho. Veja itens para sua loja: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/34

  1. Não se esqueça dos turistas

Se sua loja está em um local turístico, você já tem um ponto a favor para vender mais: aproveitar o movimento que só um feriado de carnaval traz. Por isso, presentes e lembrancinhas para registrar a viagem podem ser uma boa alternativa, pois muitas pessoas querem levar uma recordação pra casa.

Além disso, não se esqueça que feriado prolongado como o Carnaval também é um momento de desacelerar para alguns.

Separamos alguns presentes criativos que sempre fazem sucesso! A coleção Games e Geeks é uma delas, afinal, cair na folia pode não ser a primeira opção de todos. Então, pense em clientes com estilos diferentes. Dos que buscam agito aos que querem dar uma pausa: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/15

Gostou? Ainda tem coleções para aqueles que gostam de curtir a paz do sofá ou marcar uma partida de game com os amigos. A coleção Pac-Man é uma ótima pedida para surpreender amigos: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/70

  1. Promoções em qualquer data do ano

Mesmo que a data seja Carnaval, seu cliente, turista ou recorrente, pode sempre aproveitar a oportunidade para umas comprinhas a mais e levar outros itens.

Criando promoções em datas de mais movimento, você consegue fazer seu estoque girar mais rapidamente. Portanto, que tal criar um cantinho na loja só dedicado a “promoções”, “ponta de estoque”, “última oportunidade”, “sale”, “off”?

O nome você define, mas a estratégia pode ser uma boa alternativa para seu cliente já saber que ali moram os descontos.

Não se esqueça ainda ter campanhas digitais nas redes sociais ou divulgações off-line sobre produtos que estão entrando em liquidação, isso é mais uma maneira de atrair e fidelizar clientes.

  1. Invista numa decoração atrativa

Outra forma de vender mais no Carnaval e atrair novos clientes é investir em decoração. Nesta época do ano, é comum que os itens vendidos tenham o objetivo de proporcionar diversão, portanto, você pode aproveitar esse tema para fazer algo que chame a atenção.

Além disso, você deve utilizar a decoração de sua loja para favorecer a visibilidade dos produtos que têm maior destaque. Assim, além de chamar a atenção de possíveis clientes para a sua loja, eles já estarão de olho em produtos que querem comprar antes mesmo de entrar.

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