Carnaval: Como preparar sua loja para o movimento da maior festa popular do mundo

O carnaval movimentou cerca de R $ 8 bilhões no Brasil em 2019, segundo estimativa do Ministério do Turismo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as vendas cresceram 3,9% em fevereiro do ano passado, comparadas ao feriado do ano anterior.

Quer saber como preparar sua loja para o carnaval e vender muito na época da maior festa popular do mundo? A principal dica é começar o logotipo preparado após o Ano Novo para planejar todos os detalhes.

Um bom estoque, promoções que valem uma pena para os dois lados e uma decoração de entrada para os olhos são as principais dicas para fazer sucesso nas vendas nesta época do ano. Confira os detalhes de cada etapa:

  1. Planeje o seu estoque

Se você tiver uma loja de presentes precisa preparar o seu estoque, considerar o perfil de compra do consumidor nesta época. Artigos sazonais são bons atrativos para conquistar novos clientes.

Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que os produtos mais consumidos no carnaval são bebidas, como cerveja, refrigerante e água.

Segundo informações da Nielsen Company, a empresa que realiza pesquisas de mercado, o consumo de cerveja aumenta 58,2% nesta época do ano, enquanto os refrigerantes crescem 9,6%. Como carnes têm aumento de 6,1% sem consumo e salgadinhos, 3,4%.

Contudo, você não pode vender bebidas, pode investir em produtos relacionados, como os itens da coleção Bom bebedor de Kathavento, que armazena canecas decoradas, copos divertidos, abridores de garrafas criativas, taças, entre outros.

Confira: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/6

  1. Bloquinhos de rua, ai vamos nós!

Como já sabemos, as combinações de carnaval com folia e os bloquinhos de rua estão cada vez mais em alta. Por isso, é preciso considerar que o seu cliente pode ser um desses fanfarrões a procura de produtos para dados, por fim, se destacar na área de atuação é preciso!

Que tal investir em produtos diferenciados?

Uma linha “divertida” da Kathavento pode ser uma opção para o seu cliente ser único no bloquinho. Veja itens para sua loja: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/34

  1. Não se esqueça dos turistas

Se sua loja está em um turista local, você já deve ter um ponto a favor para vender mais: aproveitar o movimento que apenas um feriado de carnaval traz. Por isso, presentes e lembrancinhas para registrar uma viagem podem ser uma boa alternativa, pois muitas pessoas podem levar uma gravação para casa.

Além disso, não se esqueça de que o feriado prolongado como o carnaval também é um momento de desaceleração para alguns.

Separamos alguns presentes criativos que sempre fazem sucesso! Uma coleção de Jogos e Geeks é uma delas, afinal, cair na folia não pode ser a primeira opção de todos. Então, pense em clientes com estilos diferentes. Os que buscam agito para que querem uma pausa: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/15

Gostou? Ainda tem coleções para quem gosta de curtir a paz no sofá ou marcar uma partida do jogo com os amigos. A coleção Pac-Man é uma ótima pedida para surpreender amigos: https://kathavento.com.br/lojistas/colecoes/2/70

  1. Promoções em qualquer dado do ano

Mesmo que os dados sejam Carnaval, seu cliente, turista ou recorrente, pode sempre aproveitar a oportunidade de incluir outras coisas e levar outros itens.

Criando promoções em dados de mais movimento, você consegue fazer seu estoque girar mais rapidamente. Portanto, que tal criar um cantinho na loja tão dedicado a “promoções”, “ponta de estoque”, “última oportunidade”, “venda”, “desativado”?

O nome que você define, mas uma estratégia pode ser uma boa alternativa para o seu cliente já saber que todos os descontos.

Não se esqueça ainda de campanhas digitais nas redes sociais ou divulgações off-line sobre produtos que estão entrando na liquidação, isso é mais uma maneira de atrair e fidelizar clientes.

  1. Invista numa decoração atrativa

Outra forma de vender mais no Carnaval e atrair novos clientes é investir em decoração. Nesta época do ano, é comum que os itens vendidos tenham o objetivo de oferecer diversão, portanto, você poderá aproveitar esse tema para fazer algo que chame a atenção.

Além disso, você deve utilizar uma decoração de sua loja para favorecer a visibilidade dos produtos que têm maior destaque. Assim, além de chamar a atenção de possíveis clientes para sua loja, eles já podem detectar os produtos que querem comprar antes mesmo de entrar.

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