Calendário sazonal 2020: conheça as principais datas do ano e como se programar para vender em cada uma delas

O segredo de um bom planejamento é a antecedência. Tanto um lojista que está apenas na internet quanto um que tenha uma loja física deve prestar muita atenção nas datas comemorativas de 2020.

Após a correria de fim de ano com Black Friday, Natal e Ano Novo, é essencial manter o foco e já iniciar o planejamento para 2020. O calendário sazonal auxilia os lojistas a preparar ações eficazes para cada época do ano.

Confira as principais datas e programe-se!

Volta às aulas

O setor de papelaria e material escolar teve um aumento no valor do ticket médio de 11% em 2019, atingindo um total de R$ 786. Apenas no e-commerce, o crescimento foi de mais de 60%.

Desta forma, é preciso investir tanto em lojas físicas quanto canais online para garantir sucesso nas vendas no período de volta às aulas. Investir em bons fornecedores e garantir material de qualidade é uma das dicas para obter sucesso nesta época do ano.

Organizar o ponto de venda e deixar itens que possam chamar a atenção da criançada em locais de fácil acesso também contribuem para alavancar as vendas, tanto de materiais escolares quanto de roupas e calçados.

Carnaval

Em 2019, o carnaval rendeu um impacto de mais de R$ 6,7 bilhões para a economia do Brasil, considerando as principais atividades econômicas. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram os maiores faturamentos do feriado prolongado.

Desta forma, se você tem uma loja online, pode faturar mais se realizar ações voltadas para a região Sudeste do país. Lojas físicas, por sua vez, podem aproveitar o brilho desta época do ano para enfeitar as vitrines de uma forma que chame a atenção.

Em ambos os casos, porém, é recomendado apostar em promoções de itens carnavalescos, realizar campanhas com antecedência e divulgar novos produtos nas redes sociais. É importante ter em mente que este feriado permite a venda de fantasias e produtos em geral para toda a família e não somente para adultos.

Páscoa

As vendas na Páscoa de 2019 atingiram aproximadamente R$ 2,4 bilhões de faturamento em todo o país, um crescimento de 1,5% com relação ao ano anterior. E acredite: não são apenas ovos de chocolate que vendem!

Um dos maiores erros do varejo é não se mobilizar por não comercializar nenhum tipo de chocolate que poderia ser um presente nesta época do ano. Muitas pessoas optam por substituir o doce ou comprar itens a mais nesta data.

Invista em produtos que lembrem o famoso coelhinho, ofereça brindes relacionados a esta época do ano, decore sua loja e faça promoção de produtos que podem ser bons presentes de Páscoa, para crianças, adolescentes e adultos!

Dia das Mães

No Dia das Mães de 2019, os shoppings apresentaram queda de 5% no faturamento, enquanto as vendas pela internet cresceram e chegaram a R$ 2,2 bilhões! Não é nem preciso dizer que nesta data você deve investir em ações online e, caso tenha uma loja virtual, reforçar o estoque de produtos!

Para se preparar para a data, é importante criar campanhas na loja física, nas redes sociais e no site da loja virtual tendo como foco o verdadeiro cliente: filhos, maridos, netos e até mesmo colegas de trabalho de quem é mãe.

Leve em conta os diferentes tipos de mãe, como tias, avós, irmãos, pais e outras pessoas que possam exercer este “papel” em uma família. Tenha produtos personalizados para todos os casos.

Outra grande dica é investir em neuromarketing, ou seja, ações e campanhas que tenham o emocional como foco. Isso porque nessa época do ano as decisões de compra são movidas pela conexão com o outro.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados de 2019 também foi um sucesso no e-commerce, com 24% a mais em faturamento, que chegou a aproximadamente R$ 2,2 bilhões!

Para esta data, além de todas as dicas válidas para uma data comemorativa, como investir em campanhas e promoções, é essencial considerar a diversidade de gênero e oferecer presentes para todos os tipos de casais.

Dia dos Pais

Considerando as vendas em lojas físicas e pela internet, o Dia dos Pais de 2019 movimentou R$ 5,6 bilhões. Televisores, calçados esportivos, bebidas alcoólicas e eletrônicos em geral estão entre os itens que mais fizeram sucesso na data.

A principal dica para esta época do ano é semelhante à do Dia das Mães: considere todo tipo de pais, ou seja, os avós, as “pães”, tios, irmãos, entre outros familiares que possam ocupar esse papel. Desta forma, você garante que conseguirá atender o que seu cliente procura!

Dia do Cliente

Muitos ainda não sabem, mas em 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente. O grande erro do varejo é não valorizar esta data para gerar condições especiais de pagamento e divulgar promoções aos consumidores.

A data é importante por ser o único dia comemorativo do mês de setembro com grande relevância para as vendas. O faturamento ainda não se compara a um feriado, mas em 2019 apenas no comércio eletrônico foram movimentados aproximadamente R$ 260 milhões!

Dia das Crianças

O Dia das Crianças está cada vez mais mobilizando o comércio eletrônico brasileiro. Em 2019, R$ 1,82 bilhão em compras foi movimentado apenas pela internet nesta data.

Engana-se quem pensa que apenas brinquedos fazem sucesso nesta época. Itens de vestuário, calçados, materiais escolares, livros e até mesmo jogos eletrônicos são procurados neste período.

Outra dica importante é focar em quem realmente vai comprar: os adultos. Avós, pais, tios, primos e amigos da família estão entre o público que vai comprar presentes para as crianças, portanto, invista em promoções que agradem o bolso e informações essenciais sobre os produtos vendidos, como segurança, relevância educacional e indicação de faixa etária.

Black Friday

A Black Friday promete movimentar R$ 3,15 bilhões somente no comércio eletrônico e R$ 13,5 bilhões em vendas totais em 2019. De qualquer maneira, a internet é o ambiente perfeito para compartilhar promoções, seja por meio do site da loja ou pelas redes sociais.

Nesta época do ano, é preciso fazer contas para garantir que as promoções sejam realmente vantajosas para o consumidor e, ao mesmo tempo, não tragam prejuízo para os lojistas. Portanto, fazer contas é a regra mais importante para esta data que se tornou tão importante para o varejo.

Natal

As compras de Natal para 2019 também prometem um crescimento de 4,8%, que pode resultar em um faturamento de R$ 35,9 bilhões para o varejo brasileiro, com perspectiva de ser o melhor resultado da década.

A data traz tanto sucesso ao comércio que é preciso investir em decoração, promoções, organização de estoque, vitrine e uma boa campanha online para atrair a atenção dos clientes. Apesar de ser um período em que mais pessoas vão comprar, a concorrência também aumenta e a sua loja precisa ser a melhor!

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