Alavanque suas vendas no começo do ano

Confira dicas para atrair mais consumidores em um período marcado por excesso de contas

O começo do ano é um período mais complicado para os lojistas. Isso porque os consumidores ficam preocupados em pagar as compras feitas no fim do ano e liquidar gastos que sempre assustam como, IPVA, IPTU, seguro e compra de materiais escolares.

O planejamento do comércio também pode ficar comprometido, porque os últimos meses do ano exigem um empenho maior, como as vendas da Black Friday, cuja perspectiva de crescimento é de 4% e faturamento previsto é de R$ 13,5 bilhões. Além disso, o Natal também acaba afetando a economia das famílias.

Contudo, os lojistas não devem cair na tentação de deixar janeiro para lá, para viver com o “lucro” de dezembro. O investimento deve continuar para garantir a fidelização dos clientes e o sucesso do negócio.

Separamos algumas dicas para alavancar as vendas no começo do ano e continuar conquistando os corações dos consumidores, por meio de produtos de qualidade, novidades e promoções. Confira!

Liquidação de janeiro

Como no começo do ano as pessoas estão mais preocupadas com o pagamento de contas, invista em promoções. Faça uma liquidação de produtos e divulgue esta ação por diversos meios, garantindo que o consumidor entenda que esta é uma grande oportunidade de comprar sem prejudicar o orçamento.

Procure investir em produtos que são procurados no início do ano, como agendas, material escolar, roupas novas para o trabalho ou volta as aulas, entre outros itens que os clientes buscam renovar quando um novo ano chega.

Comunicação por meio das redes sociais

Todas estas ações devem ser comunicadas nas redes sociais na hora certa. Assim que o assunto do momento for Ano Novo, invista em campanhas que tenham como foco a renovação de itens para 2020, como “renove seu guarda-roupa” ou “novos itens para seu escritório”, por exemplo.

Uma estratégia para conquistar mais clientes para sua marca é fazer sorteios nas redes sociais e publicar códigos promocionais válidos apenas para seguidores. Anunciar que a ação promocional será realizada outras vezes ao longo de 2020 também é uma forma de prender a atenção dos consumidores.

Preocupe-se com o pós-venda

Busque investir em estratégias pós-venda para garantir que o cliente sempre tenha sua marca em mente quando for fazer uma nova compra. Se for o caso, ofereça assistência técnica, garantia, equipe dedicada para resolução de problemas e faça pesquisas de satisfação com certa frequência.

No caso de presentes, deixe claro o tipo de produto que pode ser trocado, ofereça cartões “vale-presente” para aniversário e datas festivas, entre outras ações que possam facilitar a vida do cliente depois das compras.

Desta forma, o consumidor terá a sensação de que a sua loja se preocupa com ele e, ao mesmo tempo, sempre vai lembrar de sua marca para quando precisar fazer uma nova comprinha!

Trocas de produtos em janeiro

Depois das festas de fim de ano, se inicia a temporada de trocas de mercadorias. É importante conseguir unir o útil ao agradável e, quem sabe, ter produtos com condições especiais para que a troca possa ser uma nova oportunidade de compra.

Anuncie uma liquidação de produtos antigos a preços acessíveis e, em seguida, divulgue que a sua loja está renovando o estoque com novidades quentíssimas de 2020.

Desta forma, você consegue atrair clientes que estejam buscando preço baixo e ao mesmo tempo terá em sua loja consumidores que estão sempre atrás de novidades!

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