ações para motivar sua equipe de vendas

10 Ações para motivar sua equipe e ter sucesso nas vendas

Ter uma equipe preparada e motivada para as vendas é pré-requisito básico para não ver os clientes escorregarem entre seus dedos. E como sabemos que para quem trabalha em loja, muitos dias são corridos e as vezes até exaustivos, com vendas para realizar, loja para arrumar, caixa para fechar, reposições, organização de estoque, dentre tantas outras funções que acaba exigindo ainda mais de seus colaboradores, por isso, mantê-los motivados, será fundamental para o sucesso das suas vendas.

E é pensando nisso que separamos 10 maneiras para motivar sua equipe de vendas e, consequentemente, vender ainda mais!

10 Ações para motivar sua equipe de vendas

1 – Desenvolva metas individuais e coletivas

O desenvolvimento de metas é uma das estratégias mais eficazes para motivar a equipe de vendas. É através de cada meta que os colaboradores vão saber em quais aspectos precisam valorizar um pouco mais o seu trabalho. Assim, de forma natural, a sua equipe de vendas vai se superar para ver os objetivos alcançados.

No processo de desenvolvimento de metas, tenha ao seu lado pelo menos um representante da equipe de vendas. Assim, há a garantia que as metas registradas foram aceitas de comum acordo por todos os representantes da loja.

  • Faça metas individuais para coletivas, mas que sejam alcançáveis
  • As metas precisam de prazos semanais, mensais e anual
  • Realize rechecagem de metas
  • Registre e exiba as metas de forma visível para sua equipe de vendas

2 –  Não fruste a sua equipe de vendas

Criar metas para motivar sua equipe de vendas é uma ação positiva, porém, tenha cuidado com as metas impostas.

Algumas metas registradas pelo administrador do negócio podem fugir um pouco da realidade e ter um resultado oposto: desmotivar a equipe. Para não correr esse risco, converse com os membros da equipe e veja o que é possível para que ninguém termine o dia frustado.

  • Não desenvolva metas absurdas, mantenha os pés no chão
  • Não exija de seu colaborador mais ‘vendas’, exija superação de metas

3  – Reconhecimento e recompensas para motivar ainda mais

Oferecer prêmios aos colaboradores que obtiverem os melhores resultados dentro das metas estabelecidas é uma ótima ação para motivar a equipe de vendas.

Trate o investimento em recompensas especiais como um programa de incentivo, para aumentar a produtividade individual e da equipe como um todo. Essa estratégia promove a motivação, o entusiasmo e a superação de cada colaborador.

  • Selecione as recompensas especiais a partir de uma pesquisa interna
  • As recompensas devem ser dadas conforme a superação de cada vendedor

4 – Valorizar o local de trabalho também é motivar sua equipe

O local de trabalho de sua equipe de vendas é vista como uma segunda casa. E do mesmo jeito que gostamos de cuidar de nossos lares, também gostamos de cuidar com nosso segundo lar.

Sendo assim, invista em melhorias no espaço de trabalho da sua equipe. Se há manequins danificados, troque-os. Ilumine o setor, aparelhos de ventilação e realize manutenções preventivas, mantendo sempre a aparência de novo. Ver seu espaço de trabalho cuidado para ânimo e alegria para quem vive nele.

  • Manter o ambiente de trabalho um espaço acolhedor impulsiona a equipe
  • Valorizar o espaço de trabalho criar vínculo afetivo com o vendedor

5 – Reconheça os pontos fortes e fracos de sua equipe de vendas

Motivar uma equipe de vendas não é ignorar os problemas e apenas ressaltar como glórias. Um bom gestor de equipe deve reconhecer quais os pontos fracos, pois é para isso. Você deve saber onde está deixando de acertar.

  • Seja franco consigo e com sua equipe e anote os pontos fracos.
  • Saiba como orientar seus colaboradores nas ruínas e ressaltá-los quando ultrapassados.

6 – Dê frequentes feedbacks na sua equipe de vendas

Motive sua equipe de vendas com feedbacks contentes, ou pequenas reuniões com um panorama geral. Lembre-se de atraso de forma macro para micro, da equipe para o colaborador individualmente. Os comentários recebem mensalmente e servem para refletir como estratégia e  tomadas no mês passado, em contrapartida, elaborado como estratégia adotadas para o mês seguinte.

  • Utilize o feedback para parabenizar os vendedores da loja.
  • Motive vendedores que não obtiveram sucesso nas vendas.
  • Veja o que pode ser feito de diferente no próximo mês ou semana para melhorar os resultado.

 7 – Criar laço de parceria entre você e seus vendedores também motiva a equipe

O termo parceria é bem importante para esse tópico. Crie laços de parceria com seus vendedores, converse sobre outros assuntos que não seja o trabalho. Sobre notícias, informações interessantes e até sobre gostos. Porém, lembre-se de não misturar uma parceria entre vocês com o trabalho, pode ser tornar algo perigoso.

Você também pode usar este artifício para pequenas dicas de trabalho de forma menos formal. Por exemplo, caso você note o vendedor em questão que não está abordando os clientes da forma certa, chame-o para um conversa informal e dê umas orientações necessárias.

  • Uma equipe de vendas ao perceber que tem um gestor parceiro de vendas se sentirá ainda mais motivada

8 – Incentive momentos de diversão para motivar sua equipe de vendas

Quebrar um pouco a rotina e reunir uma equipe para momentos de descontração também ajuda a motivar uma equipe de vendas. Reúna a equipe e marque uma hora feliz após o expediente, faça momentos de descontração durante o período de vendas, crie espaço de convivência para os vendedores e incentive essa harmonia mais leve na equipe.

A sinergia entre os vendedores refletirá em mais vendas para loja.

9 – Forme uma base sólida de vendedores

Essa dica é quase que uma consequência das outras dicas. Formar um templo de vendas, um grupo de pessoas dedicado e com garra para fazer ainda mais pela loja não é tão simples. É uma consequência somativa e que vale muito a pena.

  • Forme uma base sólida de vendedores e utilizam-se como incentivadores do resto da equipe, assim todos se manterão motivados.

10 – Saia da zona de conforto e mostre que você também se esforça

Do mesmo jeito que diz o ditado popular: “O exemplo vem de cima”. Então, você como gestor de uma equipe de vendas deve se mostrar como o membro mais motivado para superar as metas e fazer o seu melhor trabalho possível.

  • Não há nada mais frustante do que ver o seu superior estagnado
  • Seja o exemplo bom, cuidados com suas atitudes

Motivar uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil, muito menos feito sozinho. Então, a melhor coisa para uma empresa: pergunte-lhe a melhor forma de motivá-la.

Então saia da zona de conforto e motive ainda mais sua equipe de vendas.

 

One Comment

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH