5 dicas para não ficar com o estoque parado

Ficar com o estoque parado é um dos maiores medos de quem possui uma loja. Muitos escolhem investir menos em épocas comemorativas ou até mesmo deixam faltar produtos para fugir deste risco.

Separamos cinco dicas para que você espante esse medo e não fique com o estoque parado, mesmo em pequenos negócios.

Seguindo os cinco passos abaixo, você poderá aproveitar melhor a sazonalidade do comércio e garantir que o estoque vai girar! Confira:

  • Faça um relatório

Crie um relatório detalhado sobre os produtos que você possui em sua loja, seja ela virtual ou física. Anote e observe os detalhes, como público-alvo, preço em comparação ao mercado, queixas de quem comprou, data de validade, entre outros.

Em seguida, busque neste relatório o que pode estar comprometendo a venda destes produtos que não estão sendo movimentados como o esperado.

  • Invista em promoções

Se você observou que alguns produtos não estão sendo vendidos como você planejou, invista em promoções para movimentar o estoque.

Caso o produto esteja com o prazo de validade próximo do vencimento, talvez seja preciso baixar ainda mais o preço para não perder a mercadoria, contudo, é preciso informar claramente ao cliente sobre esta condição.

  • Faça acordo com fornecedores

Em alguns casos, é possível fazer a troca de produtos que não estão sendo vendidos por outros com maior possibilidade de giro. Alguns fornecedores aceitam fazer acordo com lojistas por verem a vantagem de colocar na vitrine um objeto que é mais procurado pelos clientes do que aquele que já está disponível.

Não tenha medo de conversar com o seu fornecedor a respeito de um produto que não está despertando interesse nos clientes. O diálogo aberto entre as partes pode ser a saída para que os dois lados saiam ganhando e o consumidor veja na prateleira exatamente o que está buscando.

Esta estratégia permite ainda que você fique à frente da concorrência, apresentando sempre produtos novos e mais procurados.

  • Otimize a descrição e imagem dos produtos

Se o produto estiver sendo vendido pela internet, a descrição e a imagem podem estar comprometendo a qualidade das vendas. Melhorar a forma de explicar o objeto à venda e trocar a foto do que está sendo comercializado pode ser a chave para o giro no estoque.

Em uma loja física, o problema também pode acontecer, com a etiqueta de preço apagada, um produto mal posicionado ou fora do setor em que deveria estar. Se este for o caso, faça as mudanças necessárias e aguarde pelo resultado.

  • Entenda as necessidades do consumidor

Quem trabalha com vendas não deve abrir mão de conhecer o consumidor, saber do que ele precisa em vários aspectos. Para isso, diversos mecanismos estão à disposição.

Você pode fazer uma pesquisa por meio do seu site ou das redes sociais para verificar o que poderia ser modificado e que produtos podem ser acrescentados ao estoque.

Outra opção é observar a tendência do mercado no setor em que você atua. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de associações comerciais, acompanhando reportagens sobre o tema e comentários nas redes sociais.

Seguindo estas cinco dicas, você poderá eliminar o estoque que está parado em sua loja e trazer cada vez mais novidades para os seus clientes!

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